Fim do monopólio: CazéTV tira até 20% da audiência da Globo na Copa do Mundo

Atualizado em 4 de julho de 2026 às 15:25
CazéTV
Foto: Divulgação/CazéTV

A disputa pela audiência da Copa do Mundo de 2026 está produzindo efeitos concretos na televisão brasileira e ruindo os planos da Globo.

Dona de 52 partidas exclusivas do torneio, a CazéTV tem conseguido reduzir significativamente a audiência da emissora dos Marinhos na Grande São Paulo sempre que transmite jogos sem concorrência da emissora aberta.

Levantamento da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, mostra que a Globo perdeu até 20% de público na capital paulista em horários coincidentes com transmissões exclusivas da CazéTV, canal da Livemode em parceria com Casimiro Miguel.

Na segunda-feira (29), por exemplo, enquanto a Globo exibia o filme da Tela Quente, a CazéTV transmitia com exclusividade o confronto entre Holanda e Marrocos pelas oitavas de final da Copa. A emissora aberta marcou 12 pontos de audiência na Grande São Paulo, contra média de 14 pontos nas quatro semanas anteriores, uma queda de 14,2%.

Cada ponto de audiência corresponde a cerca de 199 mil telespectadores na região metropolitana de São Paulo. Durante a emocionante classificação marroquina nos pênaltis, a CazéTV atingiu a marca de 9,5 milhões de aparelhos conectados.

O fenômeno se repetiu no domingo (28). Com exclusividade na transmissão de Canadá x África do Sul, a CazéTV alcançou 10 milhões de aparelhos conectados. No mesmo horário, o Domingão com Huck registrou 13 pontos na Grande São Paulo, contra 16 pontos obtidos pela Globo no domingo anterior, quando não enfrentava uma transmissão exclusiva da plataforma. A perda foi de aproximadamente 20% da audiência.

Os dados também mostram o crescimento das plataformas de streaming. No domingo, elas alcançaram 19 pontos de audiência na Grande São Paulo, superando com folga a televisão aberta. Na segunda-feira, o streaming marcou 17 pontos, enquanto a Globo ficou com 12.

Foto: Hannah Mckay/Reuters

No cenário nacional, entretanto, o impacto foi menor. Segundo o Painel Nacional de Televisão (PNT), a Tela Quente manteve seu desempenho habitual, igualando o recorde anual e registrando crescimento de 4% em relação às semanas anteriores.

No mesmo domingo, durante Canadá x África do Sul, a CazéTV marcou 7 pontos no PNT, enquanto a Globo registrou 12 pontos. Considerando apenas o horário da partida, entre 16h e 17h58, a emissora aberta ainda apresentou crescimento de 9% em relação à média dos quatro domingos anteriores.

A batalha pela audiência ganha ainda mais importância porque servirá de parâmetro para o futuro da competição. Em reuniões realizadas com representantes da Globo e da Livemode, a FIFA informou que a cobertura da Copa de 2026 será decisiva nas negociações dos direitos de transmissão do Mundial de 2030.

A entidade pretende avaliar não apenas a audiência obtida por cada empresa, mas também o espaço dedicado ao torneio em suas programações e o alcance alcançado nas plataformas digitais, um fator que vem ganhando peso cada vez maior nas estratégias de transmissão dos grandes eventos esportivos.

Laura Jordão
Estudante de Sociologia e Política na Fundação Escola de Sociologia e Política e estagiária pelo Diário do Centro do Mundo. Adoro ciclismo, e busco estudar sobre mobilidade urbana e políticas públicas.