Financiados pelo governo estadual e pela ONU, jovens fazem comunicação popular no semiárido

Atualizado em 8 de maio de 2023 às 17:04
Projeto Jovens Comunicadores. Foto: Joá Souza/GOVBA

Formados entre 2017 e 2022, dentro do projeto Jovens Comunicadores, do governo da Bahia, 600 estudantes tornaram-se técnicos em fotografia, audiovisual, técnica de entrevistas, cordel, marketing digital, elaboração de projetos e cidadania. A ação foi executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural, com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), das Nações Unidas.

Em 7 de maio, 160 desses jovens realizaram um encontro de cinco territórios de identidade do semiárido baiano e avaliaram os resultados do trabalho, que integra o Programa Pró-Semiárido, do governo estadual. A reunião foi no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Os comunicadores populares e os multiplicadores começaram, em 2017, a percorrer os 32 municípios que compõem o Piemonte Norte do Itapicuru, Sertão do São Francisco, Piemonte da Diamantina, Bacia do Jacuípe e Sisal para capacitar a juventude das zonas rurais e de escolas agrícolas em comunicação.

O projeto Jovens Comunicadores deverá integrar outros programas governamentais e chegar a outras regiões e territórios de identidade da Bahia. O Pró-semiárido ocorreu por sete anos com o objetivo contribuir para a redução da pobreza rural por meio da geração de renda, aumento da produção, a criação de oportunidades de trabalho agrícola e não-agrícola e o desenvolvimento do capital humano e social. Enquanto durou, o programa beneficiou 782 comunidades rurais, quilombolas, ribeirinhas, fundo e fecho de pasto e comunidades indígenas.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link