“Fique em casa”: a campanha de bolsonaristas contra o 7 de Setembro do governo Lula

Atualizado em 4 de setembro de 2023 às 16:22
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert

Bolsonaristas têm promovido um movimento “fique em casa” para o dia 7 de Setembro. Os apoiadores do ex-presidente fazem comentários nas publicações das Forças Armadas dizendo que “não há o que comemorar.

O mote usado pelos bolsonaristas é o de campanha feita em 2020 para contenção da pandemia de Covid-19. À época, o ex-presidente se manifestava contra a medida. O movimento tem ocorrido principalmente nos comentários das publicações do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e contém ataques ao presidente Lula.

O governo Lula quer usar a data para recuperar os “símbolos nacionais” e já anunciou como vão ocorrer os desfiles na data. Um dos principais objetivos é desvincular a imagem do 7 de Setembro de Jair Bolsonaro, que usava da celebração para convocar seus apoiadores com um discurso golpista.

O slogan do 7 de Setembro desse ano será “Democracia, soberania e união”. O tradicional desfile da Esplanada dos Ministérios será dividido em quatro eixos: “Paz e Soberania”, “Ciência e Tecnologia”, “Saúde e Vacinação” e “Defesa da Amazônia”.

Veja publicações com os protestos de bolsonaristas:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link