“Fiquei com a impressão de que era o começo de um golpe e que Bolsonaro sabia”, diz Lula na GloboNews

Atualizado em 18 de janeiro de 2023 às 18:38
Lula na GloboNews. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (18) ter tido a “impressão” de que os atos terroristas em Brasília “era o começo de um golpe de Estado”. O petista ainda disse que “dá a impressão” de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sabia o que estava acontecendo.

“Fiquei com a impressão que era o começo de um golpe de Estado, inclusive, que o pessoal estava acatando ordens e orientação que o Bolsonaro deu durante muito tempo”, afirmou Lula a comentarista Natuza Nery, da GloboNews.

Essa é a primeira entrevista exclusiva desde que o petista assumiu o governo no 1º de janeiro. “Muito tempo ele [Bolsonaro] mandou invadir a Suprema Corte, muito tempo ele desacreditou o Congresso Nacional, muito tempo ela pedia que o povo andasse armado, que isso era democracia”, completou o presidente.

O petista ainda disse que “não via soldado” durante as invasões golpistas. “Não era possível a facilidade com que as pessoas invadiram o palácio do presidente da República”, disse. “Eles entraram porque a porta estava aberta. Alguém de dentro do palácio abriu a porta para eles, só pode ter sido. Houve conivência de alguém que estava aqui dentro”.

Para Lula, o silêncio de Bolsonaro – antes, durante e depois dos atos de vandalismo – dá a “impressão” de que ele “sabia de tudo o que estava acontecendo”.

“Acho que a decisão dele de ficar quieto depois de perder as eleições, semanas e semanas sem falar nada; a decisão dele de tomar a decisão de não passar a faixa para mim, de ir embora para Miami como se estivesse fugindo com medo de alguma coisa; e o silêncio dele mesmo depois do acontecimento daqui, me dava a impressão que ele sabia de tudo o que estava acontecendo, que ele tinha muito a ver com aquilo que estava acontecendo”, afirmou.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link