VÍDEO – Flávio Bolsonaro sai do personagem e expõe o que pensa do Norte: “Urubus e mal cheiro”

Atualizado em 24 de outubro de 2026 às 9:40
Flávio Bolsonaro durante debate presidencial da Globo
Flávio Bolsonaro durante debate presidencial da Globo. Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) mostrou como enxerga o Norte ao descrever uma área de Belém com referências a esgoto a céu aberto, urubus revirando comida e mau cheiro durante o debate presidencial da Globo, nesta sexta-feira (23). Ao responder ao presidente Lula (PT) sobre saneamento na Região Norte, ele prometeu investimentos na capital paraense.

Flávio afirmou que moradores teriam se acostumado a viver em um lugar com “cheiro ruim”. Ele classificou as condições relatadas como desumanas e disse que ajudaria Belém a realizar seu maior programa de saneamento.

A resposta, no entanto, não trouxe uma proposta específica para ampliar o esgotamento sanitário de Manaus, embora a pergunta inicial de Lula tratasse de água e esgoto na região. O candidato mudou o foco da fala destinada ao Amazonas para a economia do estado.

Na capital amazonense, Flávio prometeu preservar e ampliar a Zona Franca de Manaus, atrair investimentos em centros de dados e usar o gás natural para produzir fertilizantes. Ele não detalhou medidas para enfrentar a cobertura de esgoto da cidade.

Manaus tem cerca de 32% da população com serviço de esgoto

Informação divulgada pela Prefeitura de Manaus em 2025 apontava que aproximadamente 32% da população tinha disponibilidade do serviço de esgotamento sanitário. A estimativa do IBGE para aquele ano indicava 2,3 milhões de habitantes na capital.

Lula reagiu dizendo que o adversário desconhece o Brasil e a Amazônia. O presidente também citou a crise de oxigênio em Manaus durante a pandemia de Covid-19 e criticou a postura da família Bolsonaro naquele período.

Na tréplica, o petista defendeu a exploração econômica da floresta em pé, a proteção dos territórios indígenas e o Fundo Amazônia. Lula disse ainda que Flávio deveria tratar a população da região com respeito.

O embate sobre saneamento terminou com divergências sobre a pandemia e os rumos do desenvolvimento amazônico, enquanto Manaus permaneceu sem uma medida apresentada por Flávio para ampliar a rede de esgoto.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2013. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior