Flávio Bolsonaro dá “chega pra lá” e “voadora” em Ciro Nogueira por palpites para 2026; entenda

Atualizado em 28 de setembro de 2025 às 7:44
Flávio Bolsonaro, primogênito do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O senador Flávio Bolsonaro (PL) deu um claro recado aos bastidores da política em uma conversa recente com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira. O diálogo, descrito por aliados como um “chega pra lá” e até uma “voadora” retórica, deixou evidente que a família Bolsonaro acompanha cada movimento da articulação do senador para se emplacar como vice na eventual chapa presidencial do governador Tarcísio de Freitas em 2026. Com informações de Lauro Jardim, do Globo.

O filho do ex-presidente foi direto ao afirmar que “não haverá chapa de direita sem um Bolsonaro” com o aval expresso de Jair Bolsonaro.

Segundo a Revista Oeste, o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro teria indicado o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como seu candidato à Presidência, compondo uma chapa que teria a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como vice.

A escolha pela dupla teria ocorrido na semana passada, durante uma conversa do ex-chefe do Executivo com o deputado federal Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara. Tarcísio é também o nome preferido de partidos do Centrão, como PP, União Brasil e Republicanos. Atualmente, Michelle é considerada a candidata mais forte da família para a vice-presidência.

Ciro Nogueira, presidente do PP. Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

O efeito do “chega pra lá” de Flávio Bolsonaro foi imediato, segundo Lauro Jardim, do Globo. Após o bate-papo nada amistoso, Ciro Nogueira reduziu significativamente suas manifestações públicas e manteve um perfil mais recolhido que o habitual nos dias seguintes, sinalizando que a mensagem sobre o controle familiar sobre a formação da chapa foi compreendida.

Esta movimentação ocorre em um contexto de negativa pública do principal interessado. Em entrevista a jornalistas na última quinta-feira (25), o governador Tarcísio de Freitas negou que tenha recebido qualquer indicação de Bolsonaro para uma candidatura nacional.

“Não deu aval nenhum e eu sou candidato à reeleição, não tem nada disso”, afirmou Tarcísio, reafirmando seu compromisso com a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. O governador acredita que a reeleição é certa e lhe daria condições necessárias para concluir obras importantes no estado.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.