Flávio Bolsonaro diz que pai está “mais animado” e pode “concordar em passar a faixa para Lula”

Atualizado em 8 de dezembro de 2022 às 15:10
Jair Bolsonaro com faixa presidencial na posse de 2019
Foto: Sergio Moraes/Reuters

O senador Flávio Bolsonaro (PL) disse a interlocutores, na quarta-feira (7), que seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL), está “bem mais animado” e pode “concordar em passar a faixa para Lula”, segundo a colunista Thaís Oyama, do UOL.

Além de Flávio, o vice-presidente Hamilton Mourão vem aconselhando o presidente a comparecer à cerimônia de posse do petista.

Segundo o senador, Bolsonaro “começou a se mexer” e voltou a ficar animado por causa da eleição para a presidência do Senado.

O filho do presidente disse que o pai já está recebendo senadores no Palácio da Alvorada e pedindo votos para Rogério Marinho (PL). A escolha do ex-ministro do Desenvolvimento Regional para disputar a presidência do Senado com Rodrigo Pacheco, o atual titular, foi de Bolsonaro.

Aliados dizem ao presidente que conquistar o comando do Senado representa a chance de se “vingar” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Com o chefe do Senado como aliado, a ideia é fazer pedidos de impeachment de ministros do Supremo.

O PL, partido do presidente, vê a eleição para o comando do Senado como prioridade. Para se eleger presidente da Casa, o candidato precisa ter a maioria dos votos dos 81 senadores.

Pelas contas do PL, a formação de um bloco com o PP e o Republicanos somaria pouco mais que 20 votos. E, mesmo assim, a adesão da última sigla ainda é incerta. Por isso, a dedicação de Bolsonaro na eleição do dia 2 de fevereiro é fundamental para a ambição de Valdemar Costa Neto. Assim como na Câmara, o ex-capitão tem boa influência no Senado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link