Flávio Bolsonaro propagou fake news contra Lula, reconhece procurador eleitoral

Atualizado em 4 de abril de 2022 às 19:24
Lula e Flávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro propagou fake news contra Lula
Foto: Reprodução/Carta Capital

Recentemente, um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), usou suas redes sociais para propagar um conteúdo falso contra o ex-presidente Lula (PT). A publicação foi enquadrada como fake news e o Partido dos Trabalhadores cobra punição ao senador.

Tanto o Judiciário quanto a Polícia Federal reconheceram recentemente que existe dentro do Palácio do Planalto uma espécie de milícia digital que tem como objetivo produzir e disseminar desinformação e mentiras. Nesta semana, o Ministério Público Eleitoral falou sobre “táticas repulsivas” ao se referir a políticos bolsonaristas que usam esse tipo de meios contra seus adversários.

O procurador Paulo Gonet, que foi o representante da Procuradoria-Geral Eleitoral responsável por analisar e enquadrar o vídeo de Flávio como fake news, apesar de reconhecer a ação, se colocou contra a possibilidade de qualquer imposição de punição contra o senador.

Leia mais:

1 – STF autoriza uso de mensagens em investigação de vaquinha de Dallagnol para indenizar Lula

2 – Heterodoxa, pero no mucho – observações sobre a política fiscal de um futuro governo Lula

3 – Lula se nega a participar de debate na Jovem Pan, dizem aliados

Lula diz que irá combater as fake news: “vamos criar uma indústria para dizer a verdade ao povo”

Através de seu Twitter nesta segunda-feira (4), o ex-presidente Lula criticou as atitudes de Bolsonaro em atacar “qualquer pessoa por qualquer coisa”. “Não tem humanismo, não tem solidariedade, ele não se preocupa com isso. Ele tem medo de perder a eleição por ele e pelos filhos”, disse o petista.

“A preocupação de Bolsonaro é destruir o que vem pela frente. Não podemos aceitar provocação e nem fazer o jogo rasteiro que eles vão fazer. Contra a indústria de fake news deles vamos criar uma indústria para dizer a verdade ao povo”, complementou o ex-presidente e atual candidato a Presidência da República.

Confira:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link