Flávio Bolsonaro solta a mão de Hélio ‘Negão’ e apoia outra candidatura ao TCU

Atualizado em 8 de abril de 2026 às 18:40
Jair Bolsonaro, Hélio Lopes e Flavio Bolsonaro. Foto: Divulgação

O senador Flávio Bolsonaro abandonou a candidatura do deputado Hélio Lopes ao Tribunal de Contas da União (TCU) e articulou a indicação da deputada Soraya Santos para a vaga. Segundo informações da Folha de S.Paulo, a decisão foi formalizada nesta quarta-feira (8) pelo partido, em meio à disputa interna e a negociações no Congresso.

Conhecido como Hélio Negão, ele é aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro e havia sido escolhido para a vaga com apoio direto do grupo político. Ele foi eleito em 2022 usando o nome “Hélio Bolsonaro” nas urnas e chegou a ser incentivado a disputar o posto no TCU, mas acabou preterido na nova articulação do partido.

Nos bastidores, a mudança foi interpretada como um recuo na candidatura dele, que não teria sido mantido como prioridade pela legenda. A substituição ocorreu após avaliação de viabilidade política e capacidade de articulação no Congresso para garantir votos necessários na eleição.

Flávio justificou a troca com o argumento de ampliar a representatividade feminina no tribunal. “Meu apoio é para Soraya Santos, por ser mulher, qualificada, preparada e com boa articulação política para conseguir esta vaga da Câmara. Incomoda todo mundo que entre os membros atuais do TCU não há sequer uma mulher”, afirmou.

O senador Flávio Bolsonaro anunciou que o PL apoiará Soraya Santos para o TCU. Foto: Divulgação

A decisão também se insere na disputa mais ampla pela vaga, que envolve outros candidatos e articulações partidárias. Além de Soraya, concorrem nomes como Odair Cunha (PT-MG), apoiado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, e outros parlamentares de diferentes partidos.

Flávio afirmou que não reconhece acordos firmados em torno do candidato petista. “Não faço acordo com o PT”, declarou ao comentar a disputa. Ele também indicou que busca unificar candidaturas fora do campo governista para enfrentar Odair Cunha.

“A estratégia do PT é lançar o maior número possível de candidaturas contrárias ao PT, para que haja divisão e facilite a vida do candidato do PT. Buscaremos unidade em torno de Soraya, acredito que poderia haver uma convergência”, disse o senador.

A eleição para o TCU será realizada em turno único na Câmara dos Deputados. O processo foi adiado para a próxima semana após questionamentos sobre o rito e deve incluir sabatina dos candidatos antes da votação em plenário.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 28 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.