Flávio Dino anuncia operação integrada contra neonazistas: “Uma das tragédias do nosso tempo”

Atualizado em 21 de julho de 2023 às 8:48
O ministro da Justiça, Flávio Dino – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Na manhã desta sexta-feira (21) o ministro da Justiça, Flávio Dino, foi às redes sociais anunciar uma operação integrada contra crimes ou atos infracionais cibernéticos, com a coordenação da equipe do Ministério da Justiça e participação dos Estados.

Segundo Dino, “um dos adolescentes investigados possuía perfis de culto a símbolos nazistas, incluindo imagens de automutilação e a cruz suástica”.

O ministro afirmou também que o jovem “além de idolatrar e propagar imagens de assassinos de massacres escolares, praticava por meio desses perfis apologia e incitação a crimes contra a vida, bem como divulgava link de acesso a um grupo de mensageria, onde conteúdos proibidos de tortura, pedofilia, crueldade contra animais e pessoas são compartilhados”.

Dino ainda ressaltou que precisamos ter “força e fé” em relação a esses episódios: “Uma das tragédias do nosso tempo. Muito triste. Mas tenhamos força e fé”, escreveu o ministro em sua conta no Twitter.

Vale destacar que Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio de órgãos de segurança pública do Paraná, do Rio Grande do Sul e de São Paulo, realizou uma operação, no último dia 11, para combater grupos ligados ao neonazismo. foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão

As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades catarinenses de Florianópolis, Blumenau, Joinville e Curitibanos. No Paraná, a operação englobou as cidades de Curitiba, Maringá e Marialva e, no Estado do Rio Grande do Sul, Nova Petrópolis e Passo Fundo. Em São Paulo, foram feitas buscas em Praia Grande, no litoral paulista.

A Polícia Civil de Santa Catarina afirmou que a ação do dia 11 é um “aprofundamento” das investigações da Operação “Gun Project”, realizada em 20 de outubro do ano passado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link