
A caminhada organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) chegou ao fim neste domingo (25), em Brasília, com adesão abaixo da expectativa alimentada por aliados e por perfis bolsonaristas nas redes sociais. Apesar do discurso de mobilização nacional, o ato final reuniu um público reduzido e não produziu impacto relevante na capital federal. São, nas palavras da CNN, “centenas de apoiadores”.
O grupo percorreu os últimos quilômetros entre o Park Way e a Praça do Cruzeiro, encerrando um trajeto iniciado em Paracatu (MG), apresentado pelos organizadores como uma demonstração de força popular. Na prática, porém, a mobilização não ocupou áreas centrais de Brasília nem provocou alterações significativas na rotina da cidade.
Durante entrevistas, Nikolas tentou atribuir peso político ao ato ao mencionar denúncias contra autoridades e escândalos financeiros, como o caso do Banco Master e supostas fraudes no INSS. As falas, no entanto, repetiram discursos recorrentes do bolsonarismo e não trouxeram fatos novos, limitando a repercussão ao próprio círculo de apoiadores.

O deputado também chamou atenção ao usar um colete à prova de balas, afirmando que a medida teria sido adotada por orientação da segurança institucional diante de ameaças. O gesto acabou assumindo caráter simbólico e reforçou a leitura de que a caminhada teve forte apelo performático, sem correspondência em mobilização concreta.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve presente no encerramento da caminhada. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, ela chamou Nikolas de “nosso líder” e pediu que os participantes seguissem suas orientações. Nos bastidores, a declaração gerou desconforto no núcleo familiar do ex-presidente, especialmente entre seus filhos, que viram o gesto como uma sinalização de deslocamento de protagonismo dentro do bolsonarismo.
Ver essa foto no Instagram
Parte dos participantes veio de outros estados, como Minas Gerais, Goiás e Paraná, em caravanas pequenas e ideologicamente homogêneas. Os relatos indicam engajamento emocional dos presentes, mas também evidenciam um público recorrente em atos da direita em Brasília, sem sinais de ampliação da base de apoio.

Encerrada com discursos e palavras de ordem, a Caminhada pela Liberdade terminou como um flop político. Apesar do esforço de marketing e da tentativa de projetar Nikolas como liderança nacional, o ato não empolgou, não cresceu e não conseguiu furar a bolha bolsonarista, expondo os limites de mobilização do deputado fora das redes sociais.
Confira parte da manifestação:
Brasília foi atingida por uma forte chuva neste domingo, o que também prejudicou os planos dos extremistas de aglutinar um grande público para a chegada da marcha golpista à capital federal.
Chova forte atinge o centro de Brasília em meio a chegada de manifestantes pró-Bolsonaro. Eles estão no local para o evento de chegada a Brasília do deputado Nikolas Ferreira, que caminhou de Minas Gerais até o DF. pic.twitter.com/1UyCnumkVH
— Renato Souza (@reporterenato) January 25, 2026