FMI aumenta previsão do PIB brasileiro e projeta crescimento de 3,1%

Atualizado em 10 de outubro de 2023 às 13:19
Fundo Monetário Internacional (FMI). Foto: AFP

O  Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou a projeção para o Produto Interno Bruno (PIB) do Brasil e prevê uma expansão de 3,1% do indicador neste ano. O dado foi divulgado nesta terça (10) no relatório Panorama Econômico Mundial e revisa em um ponto percentual para cima a previsão feita em julho.

A estimativa do FMI é maior que a prevista pelo mercado brasileiro, que tem uma projeção de 2,92% para 2023, segundo o último Boletim Focus. A previsão do fundo, no entanto, é menor do que a do governo Lula, 3,2%, e que a estimativa da ONU (Organização das Nações Unidas), de 3,3%.

“A revisão em alta para 2023 desde julho reflete um crescimento mais forte do que o esperado no Brasil, impulsionado pela agricultura dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023”, diz o FMI. O relatório também aponta que o consumo permaneceu forte com as medidas de estímulo fiscal.

O fundo ainda diz que o crescimento da economia brasileira deve ocorrer em um ritmo maior que o global. A economia mundial deve avançar 3% neste ano, meio ponto percentual abaixo do registrado no ano passado. Em 2022, a economia brasileira teve um avanço de 2,9%.

Para 2024, no entanto, o FMI prevê um desempenho mais lento da economia brasileira, de 1,5% de crescimento. Nesta edição do relatório, o fundo não detalha o desempenho econômico do país.

No levantamento anterior, de julho, a instituição ressaltou que o Brasil precisava enfrentar desafios econômicos de curto e longo prazo, citando a inflação, o endividamento das famílias e o risco fiscal para cumprir a agenda econômica proposta pela gestão petista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.