“Foi a democracia a grande vitoriosa”, diz Lula em discurso de posse

Atualizado em 1 de janeiro de 2023 às 15:53
Lula discursa no Congresso Nacional após ser empossado. Foto: Reprodução

Em seu discurso de posse no Congresso Nacional neste domingo (1), Lula afirmou que “foi a democracia a grande vitoriosa dessa eleição”. Segundo o petista, houve uma “abjeta campanha tramada para manipular e constranger o eleitorado brasileiro” durante a disputa desse ano.

“Nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico e por mentiras disseminadas em escala industrial”, afirmou o presidente. Ele elogiou o papel do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a campanha eleitoral e afirmou que “foi fundamental a atitude corajosa do poder Judiciário” no período.

O presidente também afirmou que seus principais compromissos no cargo são acabar com a fome e retomar a dignidade do povo. “Nenhuma nação se ergueu ou poderá se erguer sobre a miséria do seu povo. Os direitos e interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares do nosso governo”, prosseguiu.

Lula ainda afirmou que um dos focos de sua gestão é garantir a “esperança e reconstrução” para o país. Ele citou que quando foi eleito pela primeira vez, queria “concretizar os preceitos constitucionais, a começar com a vida digna, sem fome, com acesso a emprego, saúde e educação” e lamentou que os objetivos foram cumpridos, mas houve um retrocesso nas últimas gestões.

“Ter que repetir esse compromisso no dia de hoje, Diante do avanço da miséria e do regresso da fome, que havíamos superado, é o mais grave sintoma da devastação que se impôs ao país nos anos recentes”, aponta.

O petista foi empossado no Congresso Nacional neste domingo e discursa na Mesa Diretora do Congresso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link