Enquanto esteve de folga no Guarujá, litoral de São Paulo, no feriado do Carnaval deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou mais de R$ 783 mil em verba pública durante os cinco dias em que ficou na praia, segundo informações do jornal O Globo.
Somando todos os gastos feitos no período, o valor gira em torno de R$ 783.394,17, contabilizando transporte terrestre, passagens e diárias.
No entanto, a Secretária-geral da Presidência da República destacou que os valores podem sofrer algumas alterações caso ocorram atualizações decorrentes da prestação de contas. Os gastos foram todos pagos com cartão corporativo.
A Secretária-geral da Presidência, se baseando no artigo 24 da Lei Acesso à Informação, não informou os detalhes das despesas, alegando que essas informações poderiam colocar em risco a segurança de Bolsonaro e seus familiares.
“As informações que puderem colocar em risco a segurança do presidente e vice-presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição”, diz um trecho da Lei.