Na última segunda-feira (5), a ginasta Rebeca Andrade fez história ao conquistar o ouro na prova de solo da ginástica artística e alcançar o posto de maior medalhista olímpica do Brasil, com 6 pódios no total. Com a repercussão, a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, resolveu investigar a reação de todas as pessoas que já estiveram próximas a Rebeca e publicar a não comemoração de Luiz Cleiton, ex-namorado da atleta.
“Ex de Rebeca Andrade silencia após ouro da ginasta em Paris”, escreveu a jornalista na manchete. Na apuração, ela rolou o feed do fisiculturista até publicações de 2022, quando o namoro começou, para encontrar uma declaração feita pelo carioca.
Assim que foi publicada nas redes sociais, a reportagem passou a ser alvo de críticas por leitores do jornal pela falta de importância do tema. “E por que o que ele tem a dizer seria relevante?”, questionou um influenciador. “Sai do fake, Choquei”, brincou outro influencer mencionando a página de fofoca.
Sai do fake choquei
— Daniel Galdini, CFP® (@ddgaldini) August 5, 2024
Outros usuários preferiram até elogiar a postura de Luiz Cleiton: “Atenção! Se a sua ex acaba de ganhar uma medalha olímpica, um prêmio Nobel ou um Oscar, faça como o ex de Rebeca Andrade e silencie. Essa é a atitude mais elegante, respeitosa e decente que você pode adotar”, escreveu uma seguidora.
Após as piadas e análises, vieram as críticas mais contundentes. “Vocês não tem nem vergonha de postar isso né, está faltando assunto e criatividade?”, perguntou um internauta. Os tuiteiros também compartilharam a publicação para expor “o não jornalismo”, ou como escreveu um usuário do X, antigo Twitter, uma “notícia de que nada aconteceu.
“Incrível como a Folha de S.Paulo é disparado [o jornal] que tem as piores notícias e manchetes da história”, avaliou uma mulher. Já outro seguidor ironizou o paywall do veículo, que exige uma assinatura mensal para que os leitores consigam acessar o conteúdo. Na solicitação, a Folha diz que “fazer jornalismo de qualidade exige recursos”.
Por fim, uma usuária se lamentou pela exposição desnecessária da vida pessoal de Rebeca. “O preço da fama e glória é extremamente caro nesse país. O que ele tem a ver com as medalhas dela?”, publicou outra mulher. Veja a repercussão:
Tão sem assunto é porra https://t.co/BcAQW6Gp3L
— jairme (@jairmearrependi) August 5, 2024
Novamente o não jornalismo. A notícia de que NADA aconteceu https://t.co/mR8kcKqk79
— Thiago (@Thiago_16v) August 6, 2024
incrível como a folha de S.Paulo é disparado que tem as piores notícias e manchetes da história https://t.co/BhZtu98w1a
— Fernanda (@klein_fe) August 6, 2024
https://t.co/JHeBV1rbYR pic.twitter.com/MAzhnhrnPj
— Gabriel Pellegrini – Faltam 25 pts (@Gabrielfut1977) August 5, 2024
Vocês não tem nem vergonha de postar isso né , está faltando assunto e criatividade ?
— Gleydson Gomes ˢᵖᶠᶜ 🇾🇪 CAMPEÃO DE TUDO (@ggomespfc) August 5, 2024
E por que o que ele tem a dizer seria relevante?
— Daniel Lélis ⚡ (@dannlelis) August 5, 2024
Atenção! Se a sua ex acaba de ganhar uma medalha olímpica, um prêmio Nobel ou um Oscar, faça como o ex de Rebeca Andrade e silencie. Essa é a atitude mais elegante, respeitosa e decente que você pode adotar. https://t.co/ZrOreD7HGd
— Elisa Brietzke MD, MsC, PhD. (@e_brietzke) August 6, 2024