Fomos à 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

O evento traz 23 filmes e 23 oportunidades de conhecer mais a rica cultura árabe com suas diversas particularidades.

O destaque fica por conta do documentário “5 Câmeras Quebradas”

Quem esteve na abertura da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, poucos dias atrás, soube que estava participando de algo especial.  O filme que estreou a mostra foi o documentário palestino “5 Câmeras Quebradas” , indicado ao Oscar de 2013. Uma das funções de um documentário é retratar a realidade e apresentar um olhar a partir dessa realidade. Os diretores Emad Burnat (convidado especial da mostra e presente na abertura), natural da Cisjordânia, e o israelense Guy Davidi foram à essência do gênero.

O roteiro não poderia ser mais simples: um pai, Emad no caso, adquire uma câmera para retratar a descoberta do mundo através dos olhos de seu filho caçula, Jibreel. No entanto, o mundo de Jibreel não é colorido como se espera da infância. Em 2005 o povoado de Bil´in (Cisjordânia) assistiu sua terra ser dividida por um muro israelense, e Emad passou a registrar tudo que se passou desde então. Ou melhor, Emad passou a registrar toda a violência que se passou desde então.

Ainda que não tivesse experiência cinematográfica, o palestino conseguiu extrapolar a fronteira conturbada de seu país para transmitir algo essencial: sensibilidade. A partir do olhar de Emad diante da situação violenta, é impossível o espectador não ser atingido. Emad estava demonstrando uma realidade desconhecida pela maioria de nós:  “Ainda que não tivesse experiência com cinema, sentia algo forte, que me ligava à câmera e ao poder que ela tem de contar ao mundo a minha realidade”.

É no momento que tomamos conhecimento de algo antes incompreendido (como o modo de conviver diariamente com a incerteza de um conflito, o caso da maioria dos países árabes) que podemos nos colocar no lugar e sentir como o outro . Após o término da sessão, a plateia presente aplaudiu o diretor Emad Burnat e seu filho Jibreel ininterruptamente durante muitos minutos. E essa é apenas uma das realidades retratadas na mostra, visto que são 23 filmes e 23 oportunidades de conhecer mais a rica cultura árabe com suas diversas particularidades.

Com especial atenção aos eventos da Primavera Árabe, há filmes egípcios em destaque. Um dos casos é o documentário “52/25”, do diretor natural da Alexandria,  Ahmed Medha. O filme retrata as duas revoluções ocorridas no país, sendo o 25 referência ao dia 25 de janeiro de 2011 que tirou o ditador Hosni Mubarak do poder.  O interessante é que o Egito apresenta um olhar em constante evolução, visto que, conforme o mundo inteiro vem acompanhando, os conflitos continuam.

A 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema ocorre até o dia 1 de setembro em São Paulo e de 4 a 16 de setembro no Rio de Janeiro. Confira a programação e maiores informações no site: http://mundoarabe2013.icarabe.org

Anna Valéria Medeiros

Formada em Comunicação Social pela ESPM, cursou também Criação Literária na Academia Internacional de Cinema. Neste ano decidiu fazer da escrita sua profissão. Anna agora traz suas análises e dicas de cultura DCM.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Anna Valéria Medeiros

Recent Posts

Esquema do PCC de fraude em licitações envolvia entrega de propina em pacotes

O esquema de corrupção em processos de licitação dirigido por dois acusados de fazerem parte…

5 horas ago

Três anos depois, os vampiros da pandemia continuam vencendo. Por Moisés Mendes

Faz aniversário neste sábado, 27 de abril, mais um monumento à impunidade dos poderosos de…

5 horas ago

Exército comprou maleta de espionagem que intercepta ligações e ativa microfone do celular

O Exército adquiriu uma mala de espionagem capaz de interceptar ligações, ativar o microfone de…

6 horas ago

Pacheco rebate críticas de Haddad: “Injusto com o Congresso”

O líder do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contrapôs críticas feitas pelo ministro da Fazenda,…

7 horas ago

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

9 horas ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

10 horas ago