Fora da realidade: bolsonarista cria método próprio e divulga pesquisas eleitorais falsas

Atualizado em 29 de maio de 2022 às 12:32
Márcio Furtado usa boné verde, ´óculos de sol, camisa cinza, bandeira do Brasil, barba rala e prédio do Congresso ao fundo.
Márcio Furtado se baseia em análise de ventos presenciais, voto dos parlamentares e popularidade na internet. Foto: Reprodução

Márcio Furtado, ex-superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), e atual pré-candidato à Câmara dos Deputados pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, divulga pesquisas, chamadas de “tendências eleitorais”, em que o chefe do Executivo aparece 20 pontos à frente de Lula, um cenário bem diferente do apresentado pelos institutos de pesquisa.

No último dia 13, Furtado divulgou nas redes sociais uma “tendência eleitoral” em que Bolsonaro tinha 45% e Lula 22%. Já em abril, em um post que foi curtido pelo senador Flávio Bolsonaro, furtado disse que o presidente venceria Lula por 43% a 22%.

Números divergem dos divulgados por institutos de pesquisa

Os levantamentos feitos por institutos de pesquisa e registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram um cenário distinto. Na semana passada, o Instituto Datafolha mostrou Lula com 48% e Bolsonaro, com 27%. O Ipespe apontou Lula com 45% e o chefe do Executivo com 34%.

Segundo bolsonarista, a “metodologia” inclui análises de votos de parlamentares, redes sociais dos candidatos e análise de eventos presenciais regionais. Não há nenhum procedimento de entrevista feito com eleitores.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link