“Fora de controle”: aliados dizem que Eduardo está obcecado por ser presidente

Atualizado em 16 de julho de 2025 às 12:31
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Foto: Reprodução

Integrantes do PL avaliam que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está “fora de controle” em sua ofensiva contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por conta do tarifaço anunciado por Donald Trump contra produtos brasileiros, conforme informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Segundo membros do partido, o “bananinha” não estaria ouvindo ninguém — nem mesmo seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — e age de forma isolada.

A percepção entre dirigentes é de que Eduardo está deslumbrado com o projeto de disputar a Presidência da República em 2026 e, por isso, intensificou os ataques contra Tarcísio, visto dentro da direita como possível concorrente.

O deputado de 41 anos tem ignorado conselhos para adiar o projeto e buscar o cargo mais à frente. “Está fazendo tudo da cabeça dele”, disse um membro da sigla, que também afirmou que nem a família tem conseguido conter a postura do parlamentar. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) seria um dos mais incomodados.

Na última terça-feira (15), Eduardo também atacou diretamente o governador paulista nas redes. “Prezado governador Tarcísio, se você estivesse olhando para qualquer parte da nossa indústria ou comércio, estaria defendendo o fim do regime de exceção que irá destruir a economia brasileira e nossas liberdades. Mas como, para você, a subserviência servil às elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda”, escreveu.

A publicação veio após Eduardo se declarar “desrespeitado” por Tarcísio por não apoiar as tarifas de Trump. O governador, por sua vez, afirmou à CNN: “Sem problemas. Neste momento, estou olhando para São Paulo, para o seu setor industrial, para sua indústria aeronáutica, de máquinas e equipamentos, para o nosso agronegócio, para nossos empreendedores e trabalhadores”.