Foto de Chavoso da USP é usada em página da polícia por ser “semelhante à de um suspeito”

Atualizado em 22 de dezembro de 2022 às 19:58
Influenciador Thiago Torres, conhecido como “Chavoso da USP”
Foto: Reprodução

Uma foto do influenciador e palestrante de política Thiago Torres, conhecido como “Chavoso da USP” foi usada numa página da polícia paulista sem motivo aparente. Em nota, a Polícia Civil informou que utilizou a foto de Torres por ser “semelhante a de um suspeito”. Ele não é investigado.

Segundo o G1, a foto consta no inquérito ao menos desde outubro de 2022. O influenciador, porém, só ficou sabendo do caso porque um amigo advogado estava analisando o processo e reconheceu sua foto. A foto dele ao lado de outros homens foi repassada à vítima de um sequestro.

A polícia argumenta que está amparada pelo artigo 226, inciso II, do Código de Processo Penal, e pode usar as fotos de “pessoas parecidas”. No entanto, o advogado Bruno Santana, amigo de Torres, diz que eles não são parecidos. “Não tem nada que se assemelha ao Thiago, a não ser a condição de ser uma pessoa periférica”, afirmou.

“A Polícia Civil esclarece que a Divisão Antissequestro não possui álbum de fotografias de suspeitos. Entretanto, para cumprir o artigo 226, inciso II, do Código de Processo Penal, a unidade utilizou fotografias de pessoas semelhantes ao suspeito que são de domínio público divulgadas na internet. O rapaz citado pela reportagem não é investigado em nenhuma apuração policial”, diz o comunicado.

Thiago Torres, o Chavoso da USP, foi incluído no banco de imagens da polícia para reconhecimento de suspeitos — Foto: Reprodução/Iconografia da história
Foto: Reprodução

De acordo com o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), “o álbum de suspeitos costuma ser apresentado para vítimas/testemunhas de delitos para que eventualmente reconheçam o autor do crime. O procedimento não está previsto no Código de Processo Penal e os critérios para a inclusão da imagem de alguém não são conhecidos”.

“Mesmo assim, seu uso em delegacias é comum. Apenas o artigo 20 do Código Civil menciona que a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa é permitida desde que autorizadas por ela, ou quando necessárias à administração da justiça e à manutenção da ordem pública”.

O advogado que é amigo de Torres afirmou que vão registrar boletim de ocorrência por abuso de autoridade para evitar que Torres seja reconhecido por uma vítima por um crime e ele vá preso.

“Fiquei muito surpreso e sem entender o que que a gente está fazendo num lugar daqueles, de pessoas que são suspeitas”, disse Thiago Torres ao G1.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link