Fotógrafo mostra a “realidade invisível” do trabalho infantil no Brasil, que os bolsonaristas querem banalizar

Atualizado em 7 de julho de 2019 às 13:41
Fotógrafo relata casos de trabalho infantil. Foto: Reprodução/Twitter

O fotógrafo e jornalista Flávio Costa fez uma thread no Twitter mostrando seu trabalho com denúncia de trabalho infantil brasileiro.

Confira a sequência de postagens na rede social:

Há dez anos, fiz um trabalho de fotografia para uma revista, onde acompanhei algumas crianças vítimas do trabalho infantil. São histórias comoventes que mostram uma realidade invisível aos olhos de muitos. Segue algumas imagens com um breve relato…

MARIANA, 12 anos. Não vai para a escola pq tem que cuidar da casa e do irmão mais novo, enquanto sua mãe trabalha como doméstica do outro lado da cidade. Me contou que queria poder brincar com as amigas e estudar para dar melhores condições a mãe.

PAULO,10 anos. Ajuda seus pais na pesca do sururu. Passa a maior parte do tempo abrindo um por um com uma faca ou tesoura. Vai para a escola quando pode. As dores nas mãos dificultam na hora de fazer as tarefas.

RENATA,14 anos. Para ajudar sua mãe, vende salgadinhos na porta do maior presídio do país. Sente muitas dores de cabeça devido a quantidade de sol que é exposta por dia, o que prejudica seu rendimento na escola.

CARLOS, 14 anos. Recicla latinhas de bebidas. Amassa todas com o calcanhar para caber mais no saco que carrega. Percorreu comigo vários pontos da cidade me indicando onde conseguia coletar a maior quantidade de latas. Reclama de dores nas costas e já cortou várias vezes os pés.

Todas as crianças mostradas nessas fotos, não estão mais em situação de risco, graças a vários programas de assistências sociais, existentes na época. Elas contaram as suas histórias, que são iguais a de muitas que ainda continuam sofrendo este tipo de violência…

Quiseram ser fotografadas para mostrar como viviam e vivem muitas outras por aí. Todas participaram deste ensaio na intenção de conscientizar e ajudar outras crianças a não passarem o que elas passaram. @jairbolsonaro é desumano quando apoia o #trabalhoinfantill. #forabolsonaro