Fox News demite o âncora de extrema direita Tucker Carlson

Atualizado em 24 de abril de 2023 às 15:31
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-âncora da Fox News Tucker Carlson. Foto: Reprodução

O âncora trumpista Tucker Carlson foi demitido da Fox News nesta segunda (24). Porta-voz da extrema direita nos Estados Unidos, ele apresentava o “Tucker Carlson Tonight”, programa de maior audiência da emissora, e apareceu na atração pela última vez na sexta (21).

Sua saída ocorre após acordo entre a Fox e a Dominion Voting Systems, fabricante de urnas nos Estados Unidos, de US$ 787,5 milhões por fake news. As empresas decidiram encerrar um processo de difamação após disseminação de mentiras sobre as eleições americanas pela emissora.

Carlson foi peça-chave no processo de difamação que a fabricante de urnas organizou contra a Fox. Ele foi escolhido para ser uma das primeiras testemunhas da Dominion a depor no julgamento e teve mensagens de texto privadas tornadas públicas.

Em uma troca de mensagens com Sean Hannity e Laura Ingraham durante a eleição presidencial de 2020, ele mostrou ter uma visão totalmente diferente da que apresentava no programa, chamando a gestão Trump de “desastre” e negando as conspirações sobre as urnas criadas pelo advogado Sidney Powell, apoiador do ex-presidente americano.

Sua saída ocorre logo depois da demissão do também trumpista Dan Bongino, que aparecia com frequência na programação da Fox e apresentava um programa aos fins de semana.

CNN também demitiu âncora

O âncora Don Lemon, da CNN, também foi demitido. Foto: Mike Blake/Reuters

Nesta segunda, Don Lemon foi demitido da CNN nos Estados Unidos. Ele foi âncora de jornal televisivo no horário nobre da emissora americana por oito anos e disse que foi informado do seu desligamento por meio de seu agente.

“Eu imaginaria que alguém da diretoria teria a decência de me comunicar diretamente. Em nenhum momento foi dada nenhuma indicação que eu não poderia continuar a fazer o trabalho que eu amo na rede. Está claro que há temas mais abrangentes em ação”, afirmou o apresentador nas redes sociais.

Segundo o jornal americano New York Times, a causa da demissão foi um comentário ofensivo contra mulheres feito em fevereiro. Ao falar sobre Nikki Haley (51), uma das pré-candidatas à presidência pelo Partido Republicano, ele disse que ela “não está no auge”. “Considera-se que uma mulher está no auge entre 20 e 30 anos, talvez 40 anos”, afirmou na ocasião.

Trump comemorou a saída de Lemon da CNN. “Boas notícias: ‘o homem mais burro da televisão’, Don Lemon, foi finalmente demitido da Fake News CNN. Minha única pergunta é: por que demoraram tanto?”, escreveu o ex-presidente em sua redes social, a Truth Social.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link