Fracasso e briga por poder: Quem é André Valadão, o pastor popstar que recebeu Bolsonaro nos EUA

Atualizado em 11 de junho de 2022 às 15:34
Bolsonaro e André Valadão
André Valadão virou pastor dos conservadores – Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está nos EUA, mesmo após o fim da Cúpula das Américas e participou neste sábado de um evento voltado para o público evangélico. Ele esteve na Igreja Batista da Lagoinha, que tem sede nacional em Belo Horizonte e que, nos EUA é comandado por André Valadão, um pastor popstar recheado de polêmicas.

André ficou nacionalmente conhecido em meados de 2002 com a explosão do grupo Diante do Trono, o ministério de Louvor da Igreja Batista da Lagoinha e comandado pela irmã dele, Ana Paula Valadão. Cantando sempre em duas ou três músicas para cada CD, o músico ficou famoso ao interpretar uma canção no CD Preciso de Ti, que vendeu mais de 3 milhões de cópias no Brasil e tornou o grupo o mais importante do país à época, furando a bolha evangélica.

Mas André é conhecido por polêmicas e fracassos. Enquanto membro do Diante do Trono, ele passou a fazer propaganda de todo tipo – inclusive de Bancos e oferecer empréstimo para os membros da igreja – e lançou seu próprio CD solo. Na ocasião do lançamento, o cantor chegou a vender bolas de futebol autografadas para os fãs.

Com o declínio do Diante do Trono, André Valadão seguiu gravando solo e deixou o ministério, mas nenhuma de suas músicas fez sucesso e ele foi embora do Brasil. Ele voltou a ficar famoso quando, em 2018, apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro e disse afirmações preconceituosas, como que Igreja não é para gays.

Desde 2020 André Valadão está rompido com a irmã, Ana Paula Valadão, porque ele virou negacionista, anti-vacina e bolsonarista convicto. Ana Paula foi a favor do fechamento das igrejas na pandemia e defendeu a vacina, enquanto ele fez o oposto. Mesmo que os dois morem atualmente nos EUA, ela é líder da Igreja Diante do Trono e não compareceu ao evento comandado pelo irmão para receber Jair Bolsonaro.

Sem sucesso na música e ganhando uma fortuna para comandar a Lagoinha nos EUA, André Valadão tenta manter a fama às custas do conservadorismo e de venda de livros – o último lançamento foi com respostas no Instagram, nas caixinhas de perguntas e que fracassou nas livrarias, como tudo o que ele põe a mão.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link