França: Em resultado histórico, extrema direta de Le Pen elege dezenas em eleição legislativa

Atualizado em 19 de junho de 2022 às 17:50
Marine Le Pen
Análise sobre Marine Le Pen

O RN (Reunião Nacional), partido da ex-candidata à presidência, Marine Le Pen, elegeu entre 60 e 100 deputados na Assembleia Nacional, de acordo com os primeiros resultados da eleição legislativa. A líder francesa de extrema direita comemorou o fato que o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, tenha se tornado um “presidente minoritário”, e que esses tenham sido os melhores resultados da “história de sua família política.”

Ao comemorar o desempenho do partido, Le Pen prometeu encarnar uma “oposição firme”, sem “conivência”, mas responsável. Já para Jordan Bardella, presidente interino da Reunião Nacional, os resultados são comparáveis a um “tsunami”: pela primeira vez, desde 1986, a extrema direita poderá constituir um grupo de representantes na Assembleia, com um número três vezes maior de deputados.

Até o último minuto, não havia estimativas sobre como seria o desempenho da extrema direita na eleição legislativa francesa, apesar do bom resultado de Marine Le Pen na eleição presidencial, quando ela obteve 41,45% no segundo turno, ocorrido em 24 de abril.

Na época, durante a campanha, Emmanuel Macron disse que a França precisava de valores europeus sólidos para enfrentar as dificuldades geradas pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia. Mas o chefe de Estado alertou, também, para o perigo dos “extremos”, que semearia a “desordem” na França, acusando o partido Reunião Nacional de defender a saída da União Europeia. A legenda, que há cinco anos defendia essa posição abertamente, alterou seu discurso e agora fala em “mudar” o bloco, descartando a possibilidade de abandono do euro, reivindicação que fez parte de seu programa durante muito tempo.

A mudança de tom estratégica deu certo e conquistou parte de um eleitorado hesitante. A candidatura de Eric Zemmour concorrente ainda mais radical à eleição presidencial, fez com que Marine Le Pen parecesse mais “inofensiva” em suas propostas. Sendo que, na essência, suas ideias permanecem as mesmas e apenas seu discurso está mais moderado.

Extrema direita deve ultrapassar direita moderada na Assembleia

O resultado do partido da ex-candidata à presidência é, de toda maneira, um sucesso incontestável: sua legenda ultrapassou com folga os 15 deputados necessários à formação de um grupo na Assembleia Nacional pela segunda vez na história do partido, após 1986.

O partido de extrema direta também terá, provavelmente, mais representantes do que Os Republicanos, legenda tradicional de direita

“Ganhamos”, gritavam os militantes do RN em Hénin-Beaumont, em Pas de Calais, no norte da França, onde Marine Le Pen deve, segundo os primeiros números, ser eleita deputada com mais de 60% dos votos e dirigir o partido na Assembleia. Recentemente, ela declarou que queria “liderar a batalha na Assembleia com um grupo de deputados” e confessou estar “extremamente frustrada nos últimos cinco anos, sem meios de se expressar”, na casa.

(Texto originalmente publicado em RFI)

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link