Frei Betto: ‘A religião, como a política, serve para libertar e serve para oprimir’

Atualizado em 6 de abril de 2024 às 20:43
O escritor Frei Betto. Foto: Reprodução

O frade dominicano e escritor Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, foi preso duas vezes durante a ditadura de 1964. Perdeu amigos e companheiros assassinados sob tortura ou emboscados. Confrontou a ditadura, viu a democracia ser restabelecida, participou do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nunca deixou de militar politicamente, junto aos movimentos populares.

Mas, passados 60 anos do golpe de 1964, Frei Betto segue preocupado com as consequências da impunidade dos golpistas, torturadores e assassinos daquele período. Para ele, há uma clara relação entre a falta de punição e o risco sempre colocado no Brasil de os militares tentarem tomar o poder.

Ele defende a reabertura da Comissão Nacional da Verdade, criada em 18 de novembro de 2011, com o objetivo de investigar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que abrange a ditadura de 1964.

Lula e Frei Betto. Foto: Reprodução

“Claro, deveria ser reaberta. É uma questão de honra, uma questão de respeito aos mortos e desaparecidos, também aos presos, perseguidos, etc. Enquanto eu viver, eu baterei nessa tecla. Vamos estabelecer a Comissão da Verdade e é preciso investigar e punir os militares que promoveram os crimes hediondos durante os 21 anos de ditadura militar. O Brasil está sempre ameaçado por quarteladas, porque nós não acertamos contas com o nosso passado como fizeram o Chile, a Argentina e o Uruguai”, defende.

Frei Betto destaca que é preciso construir ações de educação política do povo brasileiro, para confrontar a desinformação, tanto cotidiana, quanto da história brasileira. Como forma de evitar que a direita e a extrema direita alienem parte da população em seu benefício, inclusive utilizando da religião. No passado, com as Marchas da Família com Deus. Hoje, com as Marchas para Jesus e religiosos extremistas.

“A religião, como a política, serve para libertar e serve para oprimir. Depende de como é aplicada. Na época de Jesus quem tinha o poder político tinha um poder religioso e vice-versa. A direita descobriu sempre isso, de que a religião é um fator forte de domesticação e mobilização popular. Para nós, progressistas, a religião deveria ser aquilo que foi na prática de Jesus e dos seus apóstolos: um fator de libertação e de despertar a consciência crítica. É preciso levar a sério um trabalho político com a esfera religiosa”, explica.

Originalmente publicado na Rede Brasil Atual.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link