Destaques

Freiras do Vaticano queixam-se do salário e da servidão aos homens da Igreja

Publicado no Publico.pt.

Praça de São Pedro no Vaticano. Foto: Wikimedia Commons

A revista do Vaticano para o público feminino, a Women Church World, expôs, na sua edição de Março, a forma servil como são tratadas algumas freiras pelos cardeais e bispos da Igreja Católica, para quem trabalham e cozinham a troco de quase nada.

O artigo central da revista publicada pelo Osservatore Romano, intitulado “O trabalho (quase) gratuito das freiras”, é assinado pela jornalista francesa Marie-Lucile Kubacki, a correspondente em Roma da revista La Vie, do grupo Le Monde. A editora da revista é Lucetta Scaraffia, professora de História da Universidade La Sapienza, em Roma. “Até agora ninguém teve a coragem de denunciar estas coisas” publicamente, disse à AP. Scaraffia contou à AP que o Papa Francisco lhe disse que lê e gosta da revista.

“Algumas deles servem nas casas de bispos e cardeais, outras trabalham nas cozinhas das instituições católicas ou ensinam. Há quem, para servir os homens da Igreja, se levante de manhã para fazer o pequeno-almoço e só se deite quando estiver tudo limpo, a roupa lavada e engomada”, diz a irmã Maria, nome fictício. Acrescentou que as freiras servem o clero mas “raramente são convidadas a sentar-se nas mesas que servem”.

A falta de salário digno para o trabalho desempenhado não é novidade na Igreja Católica, mas a Women Church World foi pioneira na forma como o abordou. No artigo principal, expõe-se a falta de contratos das mulheres que vão para os prelados. Quando adoecem, as trabalhadoras são enviadas de novo para a congregação e rapidamente substituídas por outras.

A editora diz querer dar voz a estas irmãs, mas conta-se entre as exploradas da Igreja Católica: afinal de contas, os redactores e os editores da revista trabalham gratuitamente. A revista foi fundada com dinheiro dos correios italianos e paga aos seus colaboradores pelos artigos, mas sai todos os meses devido ao esforço gratuito dos editores.

Há freiras com intelectos brilhantes que prosseguem estudos, mas não podem pô-los em prática, uma vez que o avanço em termos pessoais é desencorajado, explicou a irmã Paule (nome fictício) à revista. “Por detrás está sempre a ideia infeliz de que as mulheres valem menos do que os homens, e de que os padres são tudo na igreja e de que as irmãs não são nada”, acrescentou.

A razão para o silêncio de muitas freiras é o facto de virem de longe, dos continentes africano, asiático ou sul-americano, fazerem os seus estudos religiosos no Vaticano pagos pelas congregações. Sentem-se em dívida e por isso não se querem queixar do trabalho que desempenham: “Elas sentem-se em dívida, amarradas, e por isso mantém-se caladas”, disse a irmã Maria, que também foi de África para Roma para prosseguir os estudos.

A revista tem feito opções editoriais que não agradaram a todos na Igreja Católica. O número de Março de 2016, sobre o tema Mulheres que Pregam, tinha um artigo em que se defendia que as freiras deviam poder dar homilias. A autora do artigo teve de se defender publicamente e dizer que não queria sugerir uma mudança nem na doutrina nem na prática. O número de Dezembro de 2017 explorou o tema O Poder Simbólico do Corpo Feminino e a violação enquanto forma de tortura.

A edição deste mês explora temas como as diferenças salariais de género e a falta de mulheres em posições de chefia. O movimento sul-americano Ni Una Menos, contra o femicídio e a violência contra as mulheres, também teve espaço nesta edição da Women Church World.

O Papa Francisco não é alheio a estes temas – na visita ao Peru denunciou o femicídio e a violência contra as mulheres, comum na América do Sul, onde nasceu. Também tem pedido, frequentemente, que se dignifique o trabalho feminino e o salário.

 

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

DCM ao Meio-Dia: STF nega progressão de pena para deputado bolsonarista

https://www.youtube.com/watch?v=2ZrjrKmq6yc Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista o advogado Paulo Ricardo Paes…

11 minutos ago

Navegação ilegal faz ilha desaparecer em reserva ambiental no Pará; entenda

Uma investigação da Polícia Civil do Pará apontou que a passagem de lanchas de praticagem…

16 minutos ago

Mãe de dono do Porsche é coautora de um crime, diz polícia; saiba qual

A Polícia Civil de São Paulo identificou Daniela Cristina de Medeiros Andrade, mãe de Fernando…

25 minutos ago

Quem cortou luz no dia do golpe? Por Lúcio de Castro

Lúcio de Castro Oito de janeiro de 2023. Eram 21h30 quando uma torre de energia…

57 minutos ago

Indicação ao TST deixa Lula entre Lira, Pacheco e aliados no Congresso

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga de ministro…

1 hora ago

Limitação de anúncios no Google pode criar monopólio nas redes sociais; entenda

O Google anunciou que, a partir de maio deste ano, proibirá o impulsionamento de propagandas…

1 hora ago