Freixo confirma ex-prefeito Cesar Maia como seu vice ao governo do Rio de Janeiro

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) confirmou pelas redes sociais, nesta sexta-feira (22), o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB) como o candidato a vice-governador

Atualizado em 22 de julho de 2022 às 19:17
Freixo confirma ex-prefeito Cesar Maia como seu vice ao governo do Rio de Janeiro
Freixo confirma ex-prefeito Cesar Maia como seu vice ao governo do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) confirmou pelas redes sociais, nesta sexta-feira (22), o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB) como o candidato a vice-governador na sua chapa. “É uma honra ter Cesar Maia ao meu lado como pré-candidato a vice-governador”.

“Cesar é um gestor experiente e será fundamental na reconstrução do Rio de Janeiro”, escreveu Freixo. “O momento é de união e foco no trabalho para que todas as famílias possam viver e prosperar em paz”, continuou.

À esquerda, a parceria com a família Maia causa irritação no Psol, ex-partido de Freixo. Mas, com Cesar Maia, o pré-candidato quer vencer a resistência de parte do eleitorado que o identifica como um político inexperiente em cargo executivo. A aliança, considerada pontual pelas partes, foi confirmada pelo PSDB do Rio também nesta sexta.

Em nota, o deputado federal Rodrigo Maia (PSDB-RJ), presidente da Federação PSDB-Cidadania, confirmou que a união é oficial. “O PSDB, partido majoritário nessa federação, encaminha a indicação do vereador e ex-prefeito Cesar Maia como candidato a vice-governador na chapa do deputado federal Marcelo Freixo. O Cidadania seguirá apoiando o ex-prefeito Rodrigo Neves”, diz o deputado tucano, em referência ao ex-prefeito de Niterói pelo PDT. Segundo Rodrigo, filho de Cesar Maia, a opção do Cidadania por Neves foi tomada antes da formalização da federação PSDB-Cidadania.

“Vice do Witzel é fraco”

Na série de postagens em que comenta a situação do estado, Freixo diz que “o vice do Witzel (Cláudio Castro) é fraco e sem rumo”. Para o pré-candidato do PSB ao Palácio Guanabara, “o maior problema (de Castro) é ter herdado o cargo sem estar preparado para isso. É usar a polícia para fazer política”. Freixo se diz a favor “de operações policiais planejadas e com a polícia bem treinada para combater o crime”.

Racha pelo Senado

A aliança entre PT e PSB no Rio de Janeiro não chegou a bom termo, até o momento, devido à disputa pela vaga do estado ao Senado. Os socialistas confirmaram a candidatura do deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) na quarta-feira (20). Molon tem o apoio da federação Rede-Psol e do Cidadania.

Por seu lado, o PT tem reafirmado há tempos que André Ceciliano será seu candidato ao Senado “em qualquer circunstância”. Ele é apoiado por PCdoB e PV, além de sua própria legenda. Nesta quinta-feira (21), o PT adiou a convenção estadual, que estava marcada para segunda-feira (25) e confirmaria o apoio à candidatura de Freixo ao Palácio Guanabara. O diretório petista no Rio argumenta que o PSB descumpriu acordo pelo qual o PT teria o nome ao Senado e apoiaria Freixo ao governo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo, nas redes sociais, no qual declara apoio à candidatura do deputado estadual Ceciliano. “Vocês já sabem que o Freixo é (pré-candidato apoiado a) governador. Vocês já sabem que nós temos muitos deputados. Mas é importante eleger senador. E nós só temos um: o senador que nós temos no Rio é André Ceciliano”, diz o ex-presidente.

Texto de Eduardo Maretti, da Rede Brasil Atual (RBA).

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link