Freixo ‘copia’ Lula e sinaliza para Cesar Maia de vice

Atualizado em 4 de junho de 2022 às 19:19
Freixo e Cesar Maia
Freixo quer César Maia – Foto: Reprodução

O pré-candidato a governador pelo Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), entrou na onda da frente ampla e copiou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na costura para o nome do vice em sua chapa. O deputado federal sinalizou que pretende convidar César Maia (PSDB), considerado um dos caciques da política carioca, mas que sempre foi um rival de candidatos de esquerda.

Nos bastidores, o movimento de Freixo é comparado ao que Lula fez ao convidar Geraldo Alckmin, quando o ex-governador de São Paulo ainda estava no PSDB, atualmente ele está no PSB, o mesmo de Freixo. Assim, o candidato conseguiria abraçar um eleitorado diferente do que o costuma apoiar e mais adepto de eleitores de centro-direita.

Atualmente, o psbista aparece em primeiro lugar nas pesquisas, mas sempre empatado com o atual governador Claudio Castro (PL), ambos com 23%. Os números são baixos e mostram que o eleitorado do Rio está indeciso, com muitas possibilidades de mudar. O apoio de Lula – que lidera no estado – foi considerado fator importante para colocar Freixo no segundo turno de modo quase irreversível, mas não o suficiente para vencer as eleições.

Com Maia, ele reuniria um apoio mais pragmático e também alcançaria eleitores do interior do Rio, onde ele aparece distante de Castro nas pesquisas. Cesar Maia, no entanto, negou que tenha sido convidado e desconversou se aceitaria a proposta. A dobradinha é mais difícil do que a de Lula e Alckmin porque o vereador está no PSDB e o partido de Freixo segue fechado com Lula, mas interlocutores estão em campo para desamarrar as arestas.