Freixo e Castro empatam no Rio, diz nova pesquisa

Atualizado em 20 de maio de 2022 às 16:42
Cláudio Castro e Marcelo Freixo

O novo levantamento feito pelo Instituto Gerp e divulgado nesta sexta-feira (20) mostra que o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) está empatado tecnicamente com o atual governador Claudio Castro (PL) na corria eleitoral para o Rio de Janeiro.

Segundo os dados divulgados, Cláudio lidera numericamente à frente com 22%, enquanto Freixo vem logo atrás com 21%, os dois estão empatados tecnicamente. Já o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) tem 10% e segue na disputa para tentar alcançar uma vaga no segundo turno. Bem atrás, Felipe Santa Cruz (PSD) e Eduardo Cerra (PCB) tem 2% das intenções de voto. Coronel Emir Laranjeira (PMB), Paulo Guanime (Novo) e Cyro Garcia (PSTU), tem 1% cada.

Chama a atenção no recorte do novo levantamento que Freixo está com folga na região metropolitana e capital do Rio, liderando com 31% ante 23%. Já no interior e na Baixa Fluminense, a situação se complica, com Castro liderando com 32% e o psbista tendo apenas 13% das intenções do eleitorado.

A pesquisa da Gerp ouviu 1.020 pessoas entre 16 e 20 de maio, com margem de erro de 3,13 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95,55%. Os dados estão registrados no TSE com o protocolo RJ – 08128/2022.