Freixo é criticado por aliados e adversários após mudar posição sobre drogas

Atualizado em 18 de agosto de 2022 às 14:49
Deputado federal Marcelo Freixo
Foto: Reprodução

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), candidato ao governo do Rio de Janeiro, foi criticado por aliados e adversários após mudar sua posição sobre a legalização das drogas.

A nova opinião do parlamentar foi comunicada durante sabatina promovida pelo programa Balanço Geral, da TV Record. “Sou contra qualquer coisa que venha dividir a sociedade brasileira hoje. Não sou favorável. Acho que a gente precisa criar emprego, garantir saúde e fazer um policiamento que seja preventivo”, disse.

Ao ser questionado de forma direta sobre o tema, o deputado declarou: “Não. Não sou mais a favor [da liberação da maconha]. Não acho que isso vai, nesse momento, nos ajudar no Brasil. O que a gente precisa é avançar nas políticas de saúde e na eficiência da polícia”.

A aliada mais próxima do parlamentar a criticar a posição foi a professora de direito Luciana Boiteux, candidata a vice de Freixo na eleição de 2016 para a Prefeitura do Rio de Janeiro.

“Eu reafirmo voto no Freixo, mas não podemos passar pano para sua afirmação equivocada. É nosso papel cobrar coerência e respeito a pautas caras à população pobre e preta do Rio de Janeiro que é alvo letal das chacinas de Castro em nome da guerra às drogas”, afirmou ela.

Na campanha, a reação da base progressista de Freixo já era esperada. No entanto, acredita-se que esses eleitores continuarão com ele para tentar tirar o governador Cláudio Castro (PL), candidato à reeleição com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com isso, Freixo busca aproximar o candidato do eleitorado conservador que não o conhece. Segundo a pesquisa do Datafolha divulgada no início de julho, o deputado tem rejeição de 29% no eleitorado.

Os adversários também atacaram a mudança de posição de Freixo. Castro falou em “Freixo A” e “Freixo B”, o que deve se tornar um mote de ataque ao principal rival.

“Freixo A ou Freixo B? Freixo de sempre ou da eleição? Qual vc confia? O oportunismo eleitoral do Freixo não tem limites. Mal a campanha começou, o defensor #1 dos bandidos e das drogas finge agora ser contra tudo que pregou. Faltam princípios, sobram mentiras”, escreveu o governador no Twitter.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link