Freixo se coloca como “inventor” de Boulos para a presidência. Por Gilberto Maringoni

Por Gilberto Maringoni, em seu perfil no Facebook.

Marcelo Freixo. Foto: Divulgação/Facebook

PELA DIVISÃO DAS ESQUERDAS

Confesso que, em 40 anos de militância, nunca vi um líder progressista fazer a afirmação externada pelo deputado Marcelo Freixo, em entrevista à Folha de S. Paulo. Para ele – numa conjuntura de golpe e de brutal regressão política e social – não é hora de buscar unidade, mas de acentuar diferenças entre as esquerdas!

Freixo não fica por aí. Se coloca como o “inventor” da candidatura de Guilherme Boulos a presidência da República. Esta teria nascido de uma conversa no café da manhã com sua companheira, em casa. Não é algo surgido de baixo para cima, como a plataforma “Vamos”.

Há mais. O teste de viabilidade da postulação presidencial se dá não nas ruas, mas em reunião no apartamento de Paula Lavigne.

O conjunto da obra mostra uma original formulação política. Não é nova, mas é original no Brasil de hoje.

Freixo é a principal figura pública do PSOL e tem uma atuação política admirável. Pela entrevista da Folha, conhecemos mais uma qualidade rara em um político: sua extrema sinceridade.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!