Fugitivos de Mossoró (RN) estavam sem sair da cela desde setembro, diz juiz

Atualizado em 18 de fevereiro de 2024 às 13:15
Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Foto: Divulgação

Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), estavam em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) desde setembro de 2023.

O juiz-corregedor do presídio de Mossoró, Walter Nunes, revelou essa informação durante entrevista à imprensa nesta semana. Nunes classificou a fuga como “o episódio mais grave da história dos presídios de segurança máxima do Brasil”.

Nos presídios federais, os detentos em RDD não têm permissão para sair para o pátio durante o banho de sol. As celas dessa ala, que são individuais, possuem solário próprio.

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento fugiram do presídio federal de Mossoró (RN). Foto: Reprodução

Walter Nunes disse não saber como os fugitivos tiveram acesso às barras de ferro, já que estavam proibidos de deixar suas celas. Segundo o juiz-corregedor da unidade prisional, não há dúvida de que alguém entregou as ferramentas nas celas dos criminosos.

Durante a fuga, a penitenciária estava passando por uma reforma em um dos pavilhões.

O período de internação em RDD nos presídios federais pode durar até um ano. O detento só pode voltar à convivência comum e ao pátio de banho de sol depois de encerrada essa internação.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link