Fundação Lemann faz parceria com o MEC

Atualizado em 25 de setembro de 2023 às 12:20
Logo da Fundação Lemann. (Foto: Reprodução)

A Fundação Lemann fechou um acordo de parceria estratégica com o Ministério da Educação (MEC). A MegaEdu, uma ONG financiada pelo empresário Jorge Paulo Lemann e criada recentemente, fechou um acordo com a instituição para fornecer insights sobre a conectividade de escolas públicas à internet e também foi incluída em um conselho do Ministério das Comunicações, que tem influência na alocação de aproximadamente R$ 6,6 bilhões destinados à conectividade dos estudantes. As informações são do Estadão.

A secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt, foi a responsável por trazer a MegaEdu para o MEC, embora sua ligação anterior com o Centro Lemann tenha sido removida após questionamentos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), através da parceira com a MegaEdu, planeja lançar a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas – um grande projeto social do governo.

Jorge Paulo Lemann e presidente Lula. (Foto: Reprodução)

Além de sua atuação no MEC e no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), onde 40% dos recursos planejados pelo governo para investimentos até 2026 estão alocados, a ONG também está sendo consultada sobre o uso de R$ 3,1 bilhões de recursos privados das operadoras de telefonia, destinados à aquisição de faixas no leilão do 5G.

A MegaEdu alega que não há conflito de interesses, enquanto a Fundação Lemann afirma que a ONG é reconhecida e tem legitimidade para colaborar com o governo federal. O MEC apoia a parceria e não faz comentários sobre a ligação com Jorge Paulo Lemann.

Logo da MegaEdu. (Foto: Reprodução)

Um dos estudos da MegaEdu já influenciou uma proposta do governo para ampliar a conectividade à internet nas escolas até 2024. No entanto, isso envolveria retirar recursos destinados ao treinamento de professores e à compra de computadores para atender mais escolas parcialmente. O estudo identificou as escolas que precisam de diferentes tipos de conexão.

Com a dificuldade de criar novos investimentos públicos e a proximidade das eleições municipais, a questão da conectividade para estudantes em todo o país se tornou uma prioridade para o governo federal e é cobiçada pelo Centrão, empresas e organizações do setor de telecomunicações.

A MegaEdu é formalmente ligada à Fundação Lemann e foi criada para apoiar a educação, oferecendo consultoria técnica para secretarias de educação e trabalhando para levar internet de alta velocidade a todas as escolas públicas. A associação possui ligações estreitas com a fundação de Jorge Paulo Lemann, e seu telefone registrado na Receita Federal é o mesmo da entidade.

O Ministério da Educação afirma que todos os acordos com a MegaEdu seguem rigorosamente as normas estabelecidas. A ONG declara seu compromisso exclusivo com objetivos sociais e não possui interesse comercial. Além disso, a Fundação Lemann enfatiza seu compromisso de longa data com a melhoria da educação pública e o apoio à conectividade, destacando o trabalho relevante da MegaEdu nesse setor.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link