Furada: Apresentadores da Globo rasgam bola oficial para explicar nova tecnologia da Fifa e mostram chip do fabricante

Atualizado em 16 de junho de 2018 às 10:18

Do UOL:

Nesta sexta-feira (15), a Central da Copa, programa da TV Globo, falou sobre as tecnologias usadas pela Fifa para analisar lances capitais dos jogos, com o VAR e o Goal-Line Technology, que define se uma bola entrou ou não no gol.

O problema é que a atração cometeu um erro. Ao tentar explicar a segunda tecnologia, o programa comandado por Tiago Leifert disse que um chip acoplado à bola enviava mensagens para uma central e definia se a bola está dentro ou não.

Para mostrar tal chip, Caio Ribeiro e Bárbara Lavres, que compõem o programa junto com Leifert e Bárbara Coelho, rasgaram uma bola oficial do torneio e mostraram o equipamento.

No entanto, o chip exibido é simples, da tecnologia NFC, que interage com o celular do dono dela e apenas serve para desbloquear conteúdos exclusivos no site da Adidas, sua fabricante.

A tecnologia usada no Mundial – e em todas as competições Fifa – na verdade é a GoalControl4D, que consiste em 14 câmeras (7 câmeras para cada baliza), que ficam conectadas em um computador central que analisa as imagens e envia um sinal para o relógio do árbitro da partida.