Fux defende Moraes e revela que inquérito identificou ameaças terroristas contra o STF

Atualizado em 18 de maio de 2022 às 13:20
Fux defende Moraes
Presidente do STF, ministro Luiz Fux
Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, defendeu o ministro Alexandre de Moraes ao lançar nesta quarta-feira (18) no STF o plano de combate à desinformação. Moraes foi alvo de uma ação de Jair Bolsonaro (PL), na terça-feira (17), por abuso de autoridade.

Fux afirmou que Moraes conduz o inquérito das fake news “com extrema seriedade e competência” e revelou que o inquérito sigiloso, aberto por Dias Toffoli, identificou ameaças terroristas contra o STF. A investigação e as decisões no caso foram alvo de uma queixa-crime apresentada por Bolsonaro contra Moraes.

Segundo o presidente da Corte, os “atos preparatórios” de terrorismo contra o Supremo foram o que motivaram o tribunal a tratar do inquérito de forma sigilosa.

“O ministro Dias Toffoli, para enfrentar os ataques ao STF, instaurou o inquérito (das fake news) que está em ótimas mãos na relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que tem conduzido os trabalhos com extrema seriedade e competência, que reconheço de público”, disse Fux.

“Muitos talvez não saibam, mas, para que se tenha a exata noção de como esse trabalho do inquérito é importante, (revelo) que veio a lume notícia de atos preparatórios de ataque terrorista contra o STF. Daí a necessidade de o processo ser sigiloso e de as notícias serem divulgadas de forma genérica”, afirmou.