Garoto de 5 anos é preso pelo ICE ao voltar da escola com o pai em Minessota

Atualizado em 22 de janeiro de 2026 às 22:24
Liam Conejo Ramos, de 5 anos, na entrada de casa
Liam Conejo Ramos, de 5 anos, na entrada de casa – Reprodução

O Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE) deteve o menino Liam Ramos, de 5 anos, e seu pai, Adrian Conejo, na terça-feira (21), quando retornavam da escola para casa, em Columbia Heights, no estado de Minnesota. A informação foi publicada pelo jornal The Guardian. Pai e filho foram levados para um centro de detenção no Texas, segundo a superintendente do distrito escolar local, Zena Stenvik.

Em entrevista concedida na quarta-feira (21), Stenvik afirmou que a abordagem ocorreu na entrada da residência da família. O veículo conduzido pelo pai permaneceu ligado após a ação. De acordo com o relato, um agente retirou a criança do carro e pediu que ela batesse à porta da casa para verificar se havia mais alguém no local. Um adulto que acompanhava a situação se ofereceu para ficar com o menino, mas o pedido foi recusado.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) informou, em nota enviada ao jornal, que a operação tinha como objetivo prender o pai da criança, classificado pelo órgão como “estrangeiro ilegal”. A pasta declarou que Liam não era alvo da ação e afirmou que o pai teria fugido, deixando o filho no local, versão contestada pela defesa.

O advogado da família, Marc Prokosch, apresentou documentos que indicam que pai e filho entraram legalmente nos Estados Unidos por um porto oficial e possuem um pedido de asilo em andamento, sem ordem de deportação. Segundo ele, ambos cumpriram os procedimentos exigidos pela legislação migratória norte-americana.

De acordo com o distrito escolar, o caso integra um conjunto de quatro episódios recentes envolvendo estudantes detidos pelo ICE na região. Entre eles, há registros de adolescentes de 17 anos detidos sem a presença dos pais e de uma criança de 10 anos levada com a mãe a caminho da escola, todos posteriormente transferidos para centros de detenção no Texas.

Até o momento, não há nota oficial nem comunicado institucional da Prefeitura de Minneapolis ou do governo de Minnesota tratando especificamente desse episódio.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.