Gaspari: Lula mostra-se exemplar na relação com militares

Atualizado em 14 de fevereiro de 2024 às 10:22
Lula e militares. Foto: PR/Ricardo Stuckert

O jornalista Elio Gaspari elogiou a maneira como o presidente Lula (PT) vem conduzindo a relação com as Forças Armadas. Em contrapartida, o ex-presidente Bolsonaro foi duramente criticado pelo seu período como líder do Executivo.

“Numa trapaça da história, na volta, ele [Lula] foi precedido por um ex-capitão que destruiu 30 anos de reconstrução das relações das Forças Armadas com a política. Se alguém quisesse inventar um personagem para fazer semelhante estrago precisaria de muita imaginação”, diz Gaspari.

O jornalista descreveu a péssima gestão de Bolsonaro durante o período de pandemia do Covid-19 e sua contrariedade à vacina. Gaspari também criticou o destaque que ganhou Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

“Tamanha foi a bagunça, que em seu governo um ajudante de ordens tornou-se figura proeminente. Isso só aconteceu antes, em ponto muito menor, nos governos de João Goulart e João Batista Figueiredo”, afirma.

Bolsonaro e Mauro Cid. Foto: Reprodução

Gaspari conta que as atitudes de Lula contribuíram para garantir a preservação da unidade das Forças Armadas. Para ele, aqueles que agiram contra a legalidade e contra a Constituição pagarão na Justiça, assim como vem ocorrendo com as decisões do Ministro do STF Alexandre de Moraes e com as operações da Polícia Federal (PF).

“A articulação golpista de Bolsonaro era de vidro e se quebrou. Além dele, foram inexpressivos os civis que rondaram quartéis. Nisso, 2022 difere, para o bem, dos cenários do século passado. Civis como Fernando Henrique Cardoso e Lula deram qualidade à relação da política com os militares. Veio um ex-capitão e quase pôs tudo a perder”, conta.

O jornalista também expõe o ego do ex-presidente. Para ele, a arrogância de Bolsonaro compara-se à de João Goulart, um vez que pensava ser dono das Forças Armadas e chegou a referir-se ao Exército como sua propriedade.

“Em 1964, João Goulart acreditava estar amparado por um “dispositivo militar”. Passado mais de meio século, Jair Bolsonaro falava no ‘meu Exército’. Enganaram-se.”, finaliza.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link