Gaspari vê militares ocultos. Por Moisés Mendes

Atualizado em 22 de fevereiro de 2023 às 0:51
Jair Bolsonaro e militares
Foto: Marcos Corrêa/PR

Acordo cedo para tomar meu mate com carqueja e ficar bem informado.

Eis o que leio na Folha online, na coluna de Elio Gaspari, com chamada na capa:

“A minuta do golpe encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres tem um ator oculto: as Forças Armadas. Sem elas, é puro delírio, robustecido pelos sucessivos discursos apocalípticos de Jair Bolsonaro.
Até hoje, o fator militar faltou ao núcleo das maquinações golpistas. Para os militares, a revelação da minuta é uma advertência. Permite que vejam com que tipo de gente estariam metidos”.

Vamos tentar entender, com numeração.

  1. As Forças Armadas seriam um ator oculto, segundo Gaspari. Como oculto, se todo mundo via o ator no palco, e o golpe só funcionaria com os militares?
  2. O fator militar faltou ao núcleo golpista? Como faltou? Era o próprio núcleo. Só não foi acionado por saber que nada daria certo.
  3. Uma advertência para que os militares vejam com que tipo de gente estão metidos? Os militares não sabiam mesmo com quem se meteram? Até o cabo e o soldado de Eduardo Bolsonaro, sem o jipe, sabiam.

Gaspari escreveu cinco livros sobre os militares na ditadura. São a mais importante abordagem do período pelo ponto de vista do jornalismo.

Vamos imaginá-lo agora escrevendo livros sobre o golpe de Bolsonaro em que os militares estariam ocultos e não sabiam com quem estavam se metendo.

Nem a minuta do golpe estava oculta, Elio Gaspari.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link