
O comandante do Comando Militar do Leste (CML), general de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, reconheceu a existência de “contratempos” ao longo de 2025 e fez um alerta direto às tropas sobre os riscos da desinformação e da discórdia interna. A avaliação foi transmitida em uma mensagem institucional de fim de ano, divulgada em 30 de dezembro e direcionada aos militares do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
No texto, o general propõe um balanço do período marcado por “acertos e erros, sucessos e fracassos”, afirmando que, apesar dos “eventuais contratempos e tropeços”, o saldo é positivo. Ele dedicou parte da mensagem para advertir sobre os perigos da desinformação, que podem minar a coesão das forças.
“Não permitamos que o desânimo, a desconfiança, a discórdia e a descrença naquilo que é a nossa essência e nos caracteriza como cidadãos-fardados alimentem-se da desinformação, das falsidades, da covardia travestida, da maldade irônica, da ingratidão perversa”, afirmou o general Vasconcellos.
O comandante encerrou a mensagem reforçando a necessidade de união. “Somos a força da nossa Força”, destacou, afirmando que o Exército depende da integração de todos os seus integrantes, “do soldado ao general”, para cumprir com sua missão institucional no próximo ano.

Leia a mensagem na íntegra
Mensagem de fim de ano do Comandante Militar do Leste
Estimados integrantes do Comando Militar do Leste, meus comandados, já próximos ao ocaso do ano de 2025 nos sentimos impulsionados a refletir sobre o caminho percorrido, fazendo um balanço entre os acertos e os erros, os sucessos e os fracassos, as alegrias e as tristezas, as vitórias e as derrotas, pessoais e profissionais, naturais na vida de todos, sem exceções.
É exatamente neste momento que, em geral, percebemos o quanto o saldo é significativamente positivo.
Apesar dos eventuais contratempos e tropeços, seguimos de pé com a clara e reconfortante sensação do dever cumprido.
É hora, pois, de “reajustar o dispositivo”, “recarregar as baterias”, manutenir o material e os equipamentos, conferir e refazer as cautelas, rever os planejamentos, os processos e os projetos, respirar fundo, acalmar o coração, repensar o futuro, reafirmar a crença nos valores, reavaliar as condutas, reforçar as fortalezas, apaziguar os ânimos, amenizar as diferenças e neutralizar as vulnerabilidades, para que, no alvorecer de 2026, possamos olhar com coragem, serenidade e altivez o que teremos pela frente e, a partir de um novo recomeço, “firmar a cadência com o passo certo” em busca dos nossos próximos objetivos.
Por certo, teremos grandes desafios diários a nos provocar. Que sejamos a melhor versão possível de nós, com o mesmo entusiasmo, disposição, motivação, comprometimento, vigor, sabedoria, firmeza, lealdade, equilíbrio, ponderação e muitas outras virtudes que norteiam o nosso comportamento e estabelecem quem somos.
Não permitamos que o desânimo, a desconfiança, a discórdia e a descrença naquilo que é a nossa essência e nos caracteriza como cidadãos-fardados alimentem-se da desinformação, das falsidades, da covardia travestida, da maldade irônica, da ingratidão perversa, das proposituras de cizânias, dos maus agouros e dos agourentos de plantão, que não são muitos, embora barulhentos e persistentes.
Nós somos a força da nossa Força e ela depende de cada um de nós, do soldado ao general, unidos e coesos por um Brasil melhor.
Parabéns e muito obrigado a todos vocês, homens e mulheres, meus valorosos subordinados, discípulos do Duque de Caxias – o Pacificador. Vocês fizeram a diferença … e continuarão a fazer.
Desejo que o Ano Novo resplandeça e reverbere os votos e os sentimentos que compartilhamos no Natal, e que Deus continue a nos abençoar.
Um grande, fraterno e respeitoso abraço do vosso Comandante.
Vamos em frente sem perder a impulsão. Contem comigo.
Brasil!
Quartel-General do CML no PDC, 30 de dezembro de 2025.
Gen Ex Kleber Nunes de Vasconcellos
Cmt do CML