General ameaçou PMs que desmontariam acampamento golpista: “Banho de sangue”

Atualizado em 19 de fevereiro de 2023 às 8:34
O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, então comandante militar do Planalto. Imagem: Reprodução

O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, então comandante militar do Planalto, ameaçou policiais que tentavam desmontar o acampamento golpista em frente ao quartel-general do Exército no dia 8 de janeiro. A informação é da coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles.

Deixando os policiais confusos, Dutra de Menezes afirmou que caso a PM do DF continuasse tentando desmontar o acampamento naquela noite, haveria um “banho de sangue”. O relato foi feito pelos agentes à Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal.

Os PMs entenderam que, se haveria um “banho de sangue”, tinham duas hipóteses possíveis para isso acontecer: ou o general admitiu que o Exército tinha conhecimento de que havia bolsonaristas armados no acampamento e mesmo assim não agiu anteriormente, ou ele estava sugerindo que seriam os próprios militares quem disparariam contra os policiais.

Ainda de acordo com o relato dos PMs, eles responderam educadamente ao general se ele estaria sugerindo que havia pessoas armadas no acampamento bolsonarista. Nessa hora, Dutra de Menezes teria mudado o tom e explicado que se referia a acidentes que poderiam acontecer em decorrência de uma eventual correria causada pela ação. Mesmo assim, os policiais contaram que seguiram com a impressão de que a fala havia sido mesmo uma ameaça a quem tentasse remover os golpistas dali naquele dia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link