General diz à PF que prisão de Moraes garantiria “normalidade e harmonia entre os poderes”

Atualizado em 15 de março de 2024 às 19:55
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Foto: Rosinei Coutinho/STF

Investigado por plano contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o general da reserva Laercio Vergílio afirmou que a prisão do magistrado garantiria “normalidade” para as instituições. Ele prestou depoimento à Polícia Federal fevereiro deste ano.

Ele conversou sobre o plano golpista com o militar Ailton Gonçalves Moraes Barros, investigado no esquema de fraude em cartões de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro e sugeriu que o ministro fosse preso em 18 de dezembro de 2022 pelo comandante da Brigada de Operações Especiais de Goiânia (GO).

Ele foi questionado sobre o plano de prender o magistrado durante o interrogatório e afirmou que não executou ou monitorou Moraes.

“Respondeu que não sabe dizer como se daria uma suposta prisão do ministro Alexandre de Moraes, porque estava na reserva desde 2000 e apenas deu sua opinião em relação a esse fato, porque, no seu ponto de vista, a prisão seria necessária para volta da normalidade institucional e harmonia entre os poderes”, diz trecho de seu depoimento.

O general da reserva do Exército Laercio Vergílio. Foto: Reprodução

O general também defendeu que o ex-presidente Jair Bolsonaro fizesse uma “operação especial” após perder as eleições para Lula em 2022, mas negou ter sugerido um golpe de Estado. “Esclarece que a chamada operação especial seria uma fase posterior e que tudo deveria ser realizado dentro da lei e da ordem, embasado juridicamente na Constituição”, diz seu depoimento.

À PF, ele ainda afirmou que a derrota de Bolsonaro seria uma “quebra do Estado Democrático de Direito” e que “só seria golpe” se ele tentasse retomar o poder em janeiro de 2023, após a posse do presidente Lula. “Enquanto presidente, Jair Bolsonaro teria a obrigação de defender a Constituição Federal e, se iniciasse em janeiro, ele já seria ex-presidente, e aí sim seria golpe”, afirmou.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link