General Heleno desiste de depor na CPI dos atos golpistas e não explica ausência

Atualizado em 18 de abril de 2023 às 12:23
O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno
Foto: Reprodução

O general da reserva e ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno desistiu de depor na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Ele participaria de reunião nesta quarta (19).

“Conversei há pouco com o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional. Ele procurou a CPI, para avisar que não poderá comparecer à oitiva que tinha sido marcada para amanhã, no plenário da CLDF”, afirmou o deputado Chico Vigilante (PT) nesta terça (18) durante reunião do colegiado.

O militar havia sido chamado para depor no dia 4 de maio, mas pediu para mudar a data por conta de compromissos sociais. Dessa vez, alegou que não vai participar da oitiva por conta de orientação dos seus advogados.

Heleno é suspeito de omissão, conivência e participação nos ataques terroristas de 8 de janeiro em Brasília. Sua convocação para depor na CPI foi aprovada no último dia 4, junto de outros 24 depoentes.

Além do ex-chefe do GSI, também foram convocados o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes (dia 18), ex-comandante militar do Planalto; o coronel Fábio Augusto Vieira (dia 11), ex-comandante da PM; e a subsecretária de Operações Integradas, coronel Cíntia Queiroz de Castro (dia 27).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link