Genial/Quaest: Lula tem 44% contra 34% de Bolsonaro

Atualizado em 21 de setembro de 2022 às 0:35
Candidatos à Presidência: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB)
Foto: Montagem/Reprodução

Foi divulgada na madrugada desta quarta-feira (21) nova pesquisa Genial/Quaest demonstrando a intenção de votos dos brasileiros para as eleições presidenciais que ocorrerão no próximo dia 2 de outubro.

A pesquisa aponta um cenário de estabilidade em relação às demais rodadas, tendo o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva oscilado positivamente em 2 pontos, alcançando a marca de 44% dos eleitores. Seu principal opositor, o concorrente à reeleição Jair Bolsonaro (PL) estacionou nos mesmos 34% dos dois levantamentos anteriores.

Ciro Gomes e Simone Tebet apresentam empate técnico, com 6 e 5 pontos respectivamente. O candidato do PDT caiu um ponto em relação a semana passada, enquanto a emedebista cresceu um ponto: ou seja, ambos oscilaram, negativa e positivamente, dentro da margem de erro.

Dos demais candidatos, apenas Soraia Thronicke (União Brasil) pontuou, com 1 ponto.

Optantes pelos votos nulos e brancos, por sua vez, marcaram 5 pontos percentuais, mesma quantidade de indecisos.

Pesquisa Genial Quaest

Trata-se de mais uma pesquisa na qual há a hipótese de segundo turno. Considerando que Lula pode ter 46% (dois acima dos 44% indicados em razão da margem de erro), esse percentual já garantiria ao petista a vitória em primeiro turno, pois representaria 51% dos votos válidos.  O percentual apontado pela pesquisa, por sua vez, representa 48,89% dos votos válidos, percentual insuficiente para que a fatura seja liquidada já no próximo 2 de outubro.

A pesquisa foi realizada de forma presencial, com 2000 entrevistas ouvidas entre 17 e 20 de setembro. A pesquisa foi registrada junto ao TSE com o número BR-04459/2022, tendo sido seu contratante o Banco Genial. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima e para baixo e o intervalo de confiança é de 95% (ou seja, a cada 100 pesquisas nas mesmas condições, 95 apresentarão o mesmo resultado).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link