“Gesto de unidade”, diz Casa Branca sobre foto de Biden usando boné de Trump

Atualizado em 11 de setembro de 2024 às 21:42
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, usando um boné do ex-presidente Donald Trump, sorrindo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, usando um boné do ex-presidente Donald Trump – Reprodução/Redes Sociais

A Casa Branca se manifestou sobre uma foto que circula nas redes sociais mostrando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, usando um boné do ex-presidente Donald Trump durante uma visita à Pensilvânia nesta quarta-feira (11). A imagem foi registrada no quartel de bombeiros em Shanksville, onde o atual chefe do governo brevemente vestiu o boné do candidato republicano, em um aparente gesto de unidade bipartidária.

Segundo um porta-voz da Casa Branca, o presidente estava discursando sobre a união que o país demonstrou após os atentados de 11 de setembro de 2001, destacando a necessidade de retomar essa união.

Como parte desse gesto simbólico, o democrata trocou bonés com um apoiador do republicano. O porta-voz explicou que o presidente entregou seu próprio boné ao homem, que, em troca, deu a Biden um boné com a marca de Trump, que foi usado por ele brevemente.

Postagem do porta-voz da Casa Branca explicando a foto de Biden com o boné de Trump. Reprodução

No X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter, o porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, esclareceu o contexto da ação:

“No quartel de bombeiros de Shanksville, @POTUS falou sobre a unidade bipartidária do país após o 11 de setembro e disse que precisávamos voltar a isso. Como um gesto, ele deu um boné a um apoiador de Trump que então disse que no mesmo espírito, o POTUS deveria colocar seu boné de Trump. Ele o usou brevemente”.

A foto de Biden usando o boné rapidamente se espalhou nas redes sociais, com alguns perfis pró-Trump aproveitando o momento para sugerir que até o presidente democrata estava “apoiando” o candidato republicano, fazendo referência ao debate presidencial ocorrido na terça-feira (10).