Gil e Chico Buarque notificam cantora por plágio de “Cálice”; compare as músicas

Atualizado em 25 de agosto de 2025 às 11:39
Paz Lechantin, ex-baixista e vocalista da banda americana Pixies. Foto: Divulgação

Gilberto Gil e Chico Buarque notificaram formalmente a gravadora da artista argentina Paz Lechantin, ex-baixista e vocalista de apoio da banda Pixies, por plágio. Segundo os compositores, a música “Hang Tough”, lançada em 18 de agosto, apresenta a mesma melodia de “Cálice”, canção composta por eles e considerada um clássico da MPB.

A informação foi confirmada pela assessoria de Chico, que alegou que não houve pedido de autorização para o uso da obra, prática obrigatória em casos de gravação de canções alheias. De acordo com a equipe do artista, os advogados querem abrir espaço para diálogo entre as partes. A notificação é vista como o primeiro passo antes de qualquer medida judicial, caso não haja acordo.

“Hang Tough” integra o disco “Triste”, primeiro álbum solo de Paz Lechantin desde sua saída dos Pixies, em 2024. O lançamento do projeto está previsto para 17 de outubro, com doze faixas creditadas à própria cantora como autora da letra e da composição. A gravadora Hideous Human Records informa que Lechantin assina todas as músicas do trabalho.

Compare as músicas:

A carreira de Lechantin é marcada por passagens em importantes bandas do rock alternativo. Além de atuar por mais de uma década nos Pixies, ela integrou grupos como A Perfect Circle, Zwan e The Entrance Band. Em 2006, lançou o disco solo “Songs for Luci”, mas “Triste” é considerado seu primeiro grande projeto autoral em quase 20 anos.

O título da canção de Lechantin, em tradução livre, é “Aguente firme”. A música fala sobre término e desilusão amorosa.

A música “Cálice”, por sua vez, foi composta em 1973, durante a ditadura militar no Brasil e é conhecida como uma das mais emblemáticas da obra de Chico e Gil.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.