Gilmar Mendes: Brasil passou por quatro anos de “desvio”, mas “está voltando”

Atualizado em 25 de janeiro de 2023 às 9:55
O ex-presidente do STF, ministro Gilmar Mendes
Foto: Reprodução/Carlos Moura/STF/SCO

 

Decano do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes concedeu entrevista à Folha de S.Paulo e nela abordou assuntos como “o desvio” pelo qual o Brasil caminhou durante a gestão Bolsonaro, suas expectativas em relação ao futuro do país e da importância da defesa das instituições democráticas.

Confira trechos:

Folha: Que papel o Brasil pode assumir, no contexto geopolítico e socioeconômico, após a eleição de Lula?

Gilmar Mendes: O Brasil já provou várias vezes que tem capacidade de se reinventar. Basta olharmos para o contexto da Constituição de 1988: uma inflação descontrolada, incerteza sobre o futuro e a estabilidade. No entanto, fomos capazes de encontrar nosso caminho.

 Folha: O sr. considera que o Brasil vai passar por outro período de inovação? 

Gilmar Mendes: Acredito que sim. Os últimos quatro anos foram um desvio, repletos de ameaças à democracia. Mas agora o status quo retornou —voltamos a focar as grandes questões da nação.

(…)

Folha: Olhando o 8 de Janeiro, o que pensa que outras democracias, sem experiência recente com o extremismo, podem aprender com o Brasil? 

Gilmar Mendes: O Brasil demonstrou ser uma democracia resiliente. Os resultados são auspiciosos, e o Judiciário teve papel importante. Parece-me necessário, enquanto democracia, termos instrumentos de contenção que repudiem atuações antidemocráticas. Olhemos para a Alemanha, onde se pratica a democracia militante ou defendente, que consiste na ideia de que um Estado de Direito não pode ser tolerante com aqueles que não toleram a própria democracia. Nesse aspecto, o Brasil já demonstrou caminhar na mesma direção da Alemanha.

Folha: Há exemplos disso? 

Gilmar Mendes: Lembro-me da abertura do inquérito das fake news, em 2019, ou da reforma, pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral], que se traduziu na generalização do voto eletrônico. É bom lembrar que a Revolução de 1930 ocorreu devido a fraudes eleitorais na Velha República. A Justiça Eleitoral é inaugurada nos anos 1930 e reforçada com a Constituição de 1988.

Antes da urna eletrônica, o Brasil sofria de um problema de “mapismo” de votos escritos. Ao abandonarmos o modelo analógico —que tantos problemas gerou, por exemplo nos EUA, na eleição de [George W.] Bush e [Al] Gore [em 2000]—, o país tornou tudo mais transparente e digno de confiança. Independentemente da polêmica gerada por algumas vozes dissonantes.

O combate às fake news e um processo eleitoral rigoroso e transparente são duas medidas importantes para qualquer democracia que deseje ultrapassar um período de extremismo político.

(…)

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link