Gleisi: ‘Crescimento do PIB não é por acaso’

Atualizado em 3 de setembro de 2023 às 21:57
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Foto: Cadu Gomes

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse neste domingo (3) que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro “não é por acaso”.

A economia brasileira registrou um crescimento de 0,9% no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (1º) após uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em publicação no Twitter, a deputada federal afirmou que o Brasil reage porque o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “tem uma política fiscal ostensiva, que colocou dinheiro na economia com políticas voltadas para o povo trabalhador”.

Hoffmann também voltou a criticar o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. “O crescimento do PIB no Brasil nesse semestre não é por acaso. Nem sorte, nem algo inexplicável, apesar dos juros criminosos praticados pelo Banco Central e pelo mercado, que atingem em cheio os investimentos”, disse.

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em audiência pública no Senado. Foto: Pedro França/Agência Senado

“A PEC da transição deu possibilidades de fazer programas para ajudar o povo. O novo Bolsa Família, com aumento de recursos para crianças e adolescentes, o reajuste real do salário mínimo, a isenção do IR pra quem ganha até R$ 2.640,00, o Desenrola para negociação de dívidas, recursos pra agricultura familiar, a queda da inflação com a redução dos preços dos combustíveis”, destacou.

“Tudo isso ajudou na renda popular, aumentou o consumo das famílias e também cresceram os serviços”, completou.

Segundo a parlamentar, o crescimento seria muito maior “se não tivéssemos os juros estratosféricos”.

“Por isso a luta contra essa política do Banco Central e também pra não ter cortes no orçamento do governo ano que vem. Neste contexto, ter algum déficit no orçamento não é coisa ruim, mas medida necessária pra não deixar a economia cair”, afirmou Hoffmann.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link