Gleisi critica Israel por explosão de pagers do Hezbollah: “Pura perversidade”

Atualizado em 18 de setembro de 2024 às 18:39
Vítimas de explosões de aparelhos são socorridas em Beirute. Foto: Anwar Amro/AFP

A presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) criticou Israel pela explosão de pagers e walkie-talkies de membros do Hezbollah no Líbano entre terça (17) e quarta (18). Ela chama a ação de “pura perversidade” e aponta que a detonação dos dispositivos faz parte da “escalada de horrores” do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu contra vizinhos.

“Netanyahu volta a chocar o mundo com explosões de aparelhos de comunicação usados por civis no Líbano. É pura perversidade, na escalada de horrores que a extrema direita de Israel impõe ao povo palestino e seus vizinhos. Quanto sangue ainda querem derramar nessa guerra de ódio, vingança e barbárie?”, afirmou Gleisi por meio das redes sociais.

Walkie-talkies explodiram no Líbano nesta quarta, um dia após detonação de pagers. Foto: Reprodução

Milhares de aparelhos de comunicação foram explodidos em uma ação coordenada no Líbano entre ontem e hoje. A detonação dos pagers desta terça deixou ao menos 12 mortos, incluindo duas crianças, e quase 3 mil feridos.

Nesta quarta, os walkie-talkies foram detonados em uma ação similar, deixando 14 mortos e pelo menos 450 feridos. No total, os dois episódios mataram 26 libaneses. O Hezbollah afirmou que dois de seus membros foram mortos e culpam Israel pelos ataques.

O governo israelense não reivindicou a autoria do ataque, mas a principal suspeita é que os aparelhos tenham sido interceptados antes de serem comprados pelo grupo armado.

Ao jornal americano New York Times, autoridades estrangeiras relataram que o Mossad, serviço de inteligência de Israel, criaram um plano para implantar explosivos e detonadores nos objetos adquiridos pelo Hezbollah.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line