Gleisi defende afastamento de Juscelino Filho para “impedir constrangimento”

Atualizado em 3 de março de 2023 às 12:50
A presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PT)
Foto: Reprodução

A presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PT), se mostrou a favor do afastamento do ministro das Comunicações Juscelino Filho (União) da pasta. Em uma entrevista, a deputada comentou que a saída seria uma oportunidade para que ele pudesse explicar de fato o que aconteceu. A petista ainda destacou que essa decisão impediria “o constrangimento de parte a parte”.

O ministro usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar até São Paulo, onde participou de leilões de cavalo. Ele ainda recebeu recebeu diárias relativas ao período, mesmo que só tenha cumprido duas horas de agenda no estado. Após a repercussão do caso, Juscelino anunciou que devolverá os valores das diárias, mas não explicou o voo pela Aeronáutica.

“Olha, em situações como essa, eu acho que o ministro devia pedir um afastamento para poder explicar, justificar, se for justificável o que ele fez. Isso impede o constrangimento de parte a parte”, declarou Gleisi ao colunista Guilherme Amado, do Metrópoles. 

As declarações da deputada foram feitas algumas horas após a entrevista em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a situação de ministros do seu governo que vêm sendo alvo de denúncias. “Se ele não conseguir provar a inocência, ele não pode ficar no governo”, destacou o petista. 

O presidente Lula (PT) e o ministro Juscelino Filho (União)
Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

O presidente disse que solicitou ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), que marcasse uma reunião com o ministro das Comunicações. A conversa entre as autoridades deve ocorrer na próxima segunda-feira (6), quando Juscelino retornar de uma viagem ao exterior. Juscelino ainda não se posicionou sobre o caso.

“Eu tentei essa semana conversar com o Juscelino, o ministro Juscelino está viajando, está no exterior a serviço do ministério, discutindo num encontro de telecomunicações. Eu já pedi para o Rui Costa para convocar ele para segunda-feira para a gente ter uma conversa porque ele tem direito de provar sua inocência”, disse Lula.

Segundo o jornal O Globo, o petista ainda insistiu que, caso as acusações contra qualquer um dos seus ministros seja confirmada, o mesmo não permanecerá na Esplanada dos Ministérios de seu governo. “Se for inocente, ficará no governo. Se for culpado, sairá”, declarou Lula. 

Além do uso do avião da FAB, Juscelino omitiu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio avaliado em R$ 2,2 milhões em cavalos de raça, ao declarar sua candidatura a deputado federal em 2022. Segundo levantamento do Estadão, o político era dono de pelo menos 12 animais da raça Quarto de Milha, que ficavam em um haras de sua propriedade em Vitorino Freire, no Maranhão (MA).

Além disso, ainda hoje, o ministro das Comunicações descumpriu a ordem e “desbolsonarização” das pastas dada pelo presidente. O parlamentar recontratou nove demitidos que ocuparam cargos estratégicos no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O comportamento de Juscelino tem preocupado outras autoridades do governo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link