Gleisi detona a Folha após ser acusada de “linchamento virtual” pelo jornal

Atualizado em 18 de dezembro de 2023 às 13:05
A presidente nacional do PT e deputada Gleisi Hoffmann (PR). Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) detonou a Folha de S.Paulo por acusá-la de promover “linchamento virtual” de jornalista, fazer “críticas destemperadas à imprensa” e “imputar fake news” contra o veículo. A petista argumenta que apenas apontou “falácias de editoriais do jornal” e que a imprensa “não pode ficar imune a críticas”.

“Hoje a Folha publica artigo, com chamada de capa, acusando-me de fazer ‘críticas destemperadas à imprensa’. Não traz argumentos para contestar as respostas que dei a falácias de editoriais do jornal. Só desqualificações pessoais que nem vou considerar. Nós do PT divergimos, sim, do neoliberalismo econômico que a Folha prega em seus editoriais, pois trava o crescimento do país, a geração de emprego e renda. Nunca escondemos isso”, escreveu Gleisi em seu perfil no X (ex-Twitter).

A resposta da parlamentar é ao texto “A birra do PT”, escrito pela colunista Lygia Maria na Folha. Segundo a publicação, o partido “acirra polarização com ataque infantil à imprensa” e “dá continuidade ao método” dos ex-presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump de “desvalorizar a função social da imprensa só porque não quer ser contrariado”.

Folha acusa Gleisi de “imputar fake news” e promover “linchamento virtual de jornalista”. Foto: Reprodução

Gleisi afirma que entende qual é o papel da imprensa em uma democracia, mas que os editorialistas da Folha não sabem qual é o papel dos partidos e seus dirigentes no país.

“Entendemos, sim, o papel da imprensa numa democracia. É tão relevante que não pode ficar imune a críticas nem ficar de birra quando elas são feitas. O que não deve estar claro para os editorialistas da Folha é o papel dos partidos políticos e seus dirigentes. Partidos têm propostas para o país; têm o direito e o dever de defendê-las, na sociedade, no parlamento e também na imprensa, quando há espaço para isso”, prossegue.

A parlamentar ainda lembra que “ninguém tem o monopólio da verdade” em uma democracia.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.