Gleisi detona anistia de bolsonaristas e manda recado: “Espero que Lira não paute”

Atualizado em 25 de abril de 2022 às 15:14
Gleisi Hoffman em foto
Gleisi Hoffman criticou projeto de anistia Foto: Reprodução

A presidenta do PT e deputada federal Gleisi Hoffman se posicionou a respeito do projeto que parlamentares bolsonaristas criaram para anistiar todos os aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL). A ideia de Carla Zambelli de transformar em lei o perdão de crimes para bolsonaristas tradicionais, como Allan dos Santos, Roberto Jefferson e Zé Trovão ganhou apoio de outros colegas.

Segundo a petista, o projeto é uma espécie de liberar tudo contra a democracia. Por causa disso, Gleisi fez questão de mandar um recado, deixando claro que espera que o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas) não paute o projeto e que o Centrão não apoie a ideia.

“Bolsonaristas querem anistia ampla a parlamentares e apoiadores do governo condenados ou investigados pelo STF por promover atos antidemocráticos ou atacar as instituições. É o liberou geral contra a democracia, espero que Lira e o Centrão não se arvorem em pautar esse absurdo”, escreveu em seu perfil no Twitter.

O projeto nasceu pelas mãos de Carla Zambelli, que já vinha discutindo uma forma de livrar Daniel Silveira (PTB) da prisão, mesmo antes do indulto concedido por Bolsonaro. Depois, ela ampliou o conceito para outros bolsonaristas que estão presos ou com risco de ir para a cadeia. Ela afirmou ter o apoio de mais de 50 deputados federais.

O DCM apurou que o projeto conta com o apoio de parlamentares bolsonaristas, mas não encontra simpatia entre todos os colegas do Centrão ou mesmo de Arthur Lira. O presidente da Câmara está receoso de travar uma briga com o STF (Supremo Tribunal Federal) neste momento porque sabe que a Corte poderia barrar o Orçamento Secreto justamente no período eleitoral.